Trabalho de adm geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho
De
Administração Geral












São José dos Campos
Abril de 2011
Motivação

As empresas buscam profissionais motivados, pois esses têm uma força propulsora que os auxiliam a atingir suas metas. Mas muitas vezes as empresas precisam auxiliar a manter essa força de vontade. A maneira mais comum é auxiliar o profissional a se realizar ao executar as suas tarefas.Existem diversos modelos que nos auxiliam a entender essa questão de motivação na empresa.
O modelo da hierarquia das necessidades (Maslow) diz que as pessoas têm degraus de necessidades e para atingir um nível de realização superior, estas têm de completar o degrau atual. O primeiro degrau são as necessidades chamadas de fisiológicas, como comida, bebida, sexo, etc. Depois buscam segurança e no fima auto-realização. O interessante nesse modelo é que se a empresa auxilia o profissional a se desenvolver, o mesmo tende a ser mais motivado. Mas a empresa deve ir além da simples tarefa, deve pensar em todas as necessidades do profissional. Por isso, muitas têm planos de saúde, plano dental, tíquetes de alimentação, de refeição, de combustível, entre outros.
Outro modelo interessante é oproposto por Hertzog, na qual a motivação depende de dois tipos de fatores: higiênicos e motivacionais. Os fatores higiênicos são aqueles que a ausência desmotiva , mas o excesso não necessariamente motiva. Temos como exemplo iluminação adequada, limpeza no ambiente de trabalho, equipamentos em adequado estado de conservação, etc. Os motivacionais são aqueles que aumentam a motivação quando aparecem,como o reconhecimento por tarefas bem feitas, desafios, trabalho em equipe e outras características que podem motivar as pessoas. Um ponto importante é que não necessariamente um fator motivacional atua de mesma maneira para todas as pessoas. Um bom exemplo disso é o autor colocar o salário como fator higiênico, ou seja, afirmando que o salário não é um fator de motivação. Mas o bônus no final do anopode ser, pois envolve reconhecimento.
Há diversos outros modelos que podem ser interessantes para se entender motivação nas empresas. De qualquer maneira, o ponto crucial é entender o que motiva cada pessoa e o que sua empresa está fazendo para que seus funcionários tenham a energia que ela precisa para vencer a concorrência. E se você é um funcionário, como ajudar a sua empresa a entender oque te motiva para que esta possa gerar um ambiente que faça sua energia aparecer. O interessante é que nesse assunto, tanto a empresa quanto o profissional ganham quando há uma maior motivação.



Liderança

Nem sempre um líder ocupa cargo de chefia nas empresas. Mas todos os líderes são valorizados no mercado de trabalho. Tanto que muitas empresas oferecem cursos internos para desenvolver operfil destes profissionais.
Ele é uma presença cada vez mais importante nas empresas. “Só o líder é capaz de colocar ordem no caos”. É algo que se aprende com esforço e experiência, disse Claudiney Fullman, especialista em liderança.
O líder pode estar em qualquer grau da hierarquia de uma empresa. É ele quem está à frente de seus pares. Mas é importante não confundir líder com chefe. Nasrelações de trabalho atuais, todo chefe precisa ser um líder mas nem todo o líder é chefe. “Um chefe normalmente ele iria somente ver os resultados, não veria os valores todos que têm as pessoas. E um líder ele é capaz de fato de criar o ambiente até para os momentos mais difíceis”, explicou o especialista em liderança.
Perceber a importância de se tornar um líder pode definir a carreira de umprofissional. A motivação, o entusiasmo e o amor pelo que faz abriram muitas portas para um pedagogo que se tornou um grande empresário em São Luís. O professor Cidinho Marques já foi vendedor e office-boy. Hoje é dono de um colégio e de uma franquia de um curso de inglês. Comanda mais de 60 profissionais e faz questão de treinar pessoalmente todos eles. “Ensino metodologia, didática e atendimento....
tracking img