Trabalho daa economia da fabrica faber castell

1210 palavras 5 páginas
Trabalho de PPI de 2013

Economia da fabrica Faber-Castell

Com cerca de 250 anos de existência, a Faber-Castell é uma das empresas mais antigas da Europa. Seus produtos diversificados mostram que a multinacional encontrou um caminho entre tradição, modernidade e economia

Segundo Conde von Faber-Castell em uma de suas fábricas
Faz tempo que a empresa familiar Faber-Castell tornou-se uma empresa multinacional. Neste meio tempo, a firma com sede em Stein, perto de Nurembergue, controla fábricas e escritórios de vendas em 19 países. A maior subsidiária do grupo está localizada no Brasil, em São Carlos, no interior de São Paulo. Três mil dos 5,5 mil funcionários espalhados pelo mundo trabalham na Faber-Castell brasileira. Na Alemanha, a empresa ainda emprega cerca de 850 funcionários.

Já muito cedo, o produtor de lápis reconheceu as suas chances em relação ao mercado mundial. (Em 1849, Lothar von Faber fundou a primeira filial da empresa no exterior, em Nova York. A Faber-Castell talvez seja a mais antiga marca existente nos Estados Unidos, salienta o conde Anton Wolfgang von Faber-Castell, orgulhoso). Hoje, ele dirige a empresa já em sua oitava geração. Em 2002/2003, a Faber-Castell movimentou 276,4 milhões de euros, 85% no estrangeiro. Tendo em outros Paises como Alemanha e Brasil, existem fábricas na Áustria, Peru, Colômbia, Costa Rica, nos Estados Unidos, Malásia, Indonésia, China, Índia e Austrália.

Curiosidade

Tudo começou com o lápis: em 1761, (sul da Alemanha) o marceneiro Kaspar Faber fabricou seu primeiro lápis.
O menor lápis do mundo (1,75cm), fabricado pela Faber-Castell em Stein, sul da Alemanha, está no livro Guinnes dos recordes e é feito de madeira de abeto (gênero Picea, nativa das florestas temperadas da Europa e Ásia). Esta miniatura de lápis foi produzido especialmente para o conde de Faber-Castell. A pequenina peça foi tão admirada, que ele solicitou a produção de 50 peças para presentear alguns amigos no Natal.
O menor

Relacionados