Trabalho da obesidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ano Lectivo: 2010/2011
Educação Física – Módulo 13


Triénio:
2008/2011



Índice

1. Introdução 2
2. O que é a obesidade? 3
3. O que causa a Obesidade? 4
4. Quais são os factores de risco? 5
5. Quais os tipos de obesidade? 6
6. Quais as consequências da obesidade? 8
7. Como tratar a obesidade? 9
8. Comoprevenir a obesidade? 10
9. Calcular o IMC 11
10. Conclusão 12
11. Bibliografia 13

1. Introdução

No âmbito do curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente da Escola Profissional do Montijo foi instituída a elaboração do presente trabalho, que tem como tema “Obesidade”.
O respectivo trabalho está contextualizado na disciplina de Educação Física do módulo 13 - estemódulo está inserido no Curso de Técnico de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente da Escola Profissional do Montijo.
A obesidade não é apenas um problema estético, é um perigo constante para a saúde. Todos os anos ocorrem milhares de mortes devido á obesidade.
Existem inúmeros problemas médicos relacionados com a obesidade, como é o caso dos diabetes tipo 2, as doenças ao nível do coração,pressão alta e até mesmo a ocorrência de enfartes. Obesidade está também relacionada a taxas elevadas de casos de cancro diversos.
No sexo masculino obeso existe uma maior probabilidade da ocorrência de uma morte causada pelo cancro do recto ou próstata. Enquanto no sexo feminino obeso existe uma maior probabilidade de morte causada pelo cancro da mama, útero ou ovários.

2. O que é aobesidade?

A obesidade é uma doença relacionada com o excesso de gordura acumulada no corpo humano podendo afectar gravemente a saúde. Este excesso de gordura provém de consecutivos balanços energéticos positivos, ou seja, a quantidade de energia consumida é superior á quantidade de energia dispendida. A obesidade é uma doença que predomina nos países desenvolvidos, atingindo tanto o sexomasculino como o feminino, em qualquer idade, e reduz a qualidade de vida tendo elevadas taxas de morbilidade e mortalidade. É uma doença que acarreta inúmeras consequências para a saúde.

3. O que causa a Obesidade?

Obesidade está relacionada com a escassez de exercício físico por parte dos indivíduos e ainda devido às facilidades do dia de hoje, como por exemplo, carros, elevadores, escadasrolantes, que contribuem de uma forma negativa para a saúde dos indivíduos, causando um aumento de peso.
Cada vez mais o ser humano tem menos tempo para si, ou seja, tem uma vida mais ocupada e stressada, o que faz com que se recorra a “fast-foods”- comidas com excessivas calorias mas de fácil obtenção. Este tipo de alimentação que veio substituir a tradicional alimentação caseira e saudável,provoca um aumento do número de pessoas com excesso de peso a nível mundial, sendo comprovado por estatísticas que a obesidade nos últimos anos tem vindo a aumentar, ultrapassando a população subnutrida.
Os factores que determinam a obesidade são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
Uma dieta hiperenergética, com excesso de gorduras, de hidratos decarbono e de álcool, acompanhada de uma vida sedentária, leva a uma acumulação em excesso de massa gorda. Algumas provas científicas indicam haver uma tendência genética que determina, em certos indivíduos, uma elevada acumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de energia ingerida e/ou à diminuição da actividade física.

4. Quais são os factores de risco?

* Vidasedentária - quanto maior o tempo dispendido para a televisão, jogos electrónicos ou jogos de computador, maior a prevalência de obesidade;
* Zona de residência urbana - quanto mais urbanizada é a zona de residência maior é a prevalência de obesidade;
* Grau de informação dos pais - quanto menor o grau de informação dos pais, maior a prevalência de obesidade;
* Factores genéticos - a...
tracking img