Trabalho da faculdadde

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA 1

(ENADE, 2009 - Psicologia). Leia o trecho: Quais as possibilidades, no Brasil atual, de a cidadania se enraizar nas práticas sociais? Essa é uma questão que supõe discutir aspossibilidades, os impasses e os dilemas da construção da cidadania, tendo como foco a dinâmica da sociedade. Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que tomar a sociedade como foco de discussão significa um mododeterminado de problematizar a questão dos direitos. Os direitos são aqui tomados como práticas, discursos e valores que afetam o modo como as desigualdades e diferenças são figuradas no cenáriopúblico, como interesses se expressam e os conflitos se realizam. (TELLES, 2006 - adaptado)

Na abordagem salientada nesse trecho, qual direito social você destacaria para diminuir as desigualdades derenda familiar no Brasil? Apresente dois argumentos que oferece suporte à sua resposta.

uyuyu

TEMA 2
Questão 7: Defina o que é cultura.
A cultura é fundamental para a compreensão de diversosvalores morais e éticos que guiam nosso comportamento social. Entender como estes valores se internalizaram em nós e como eles conduzem nossas emoções e a avaliação do outro, é um grandedesafio,também pode ser o conjunto de atividades e modos de agir, costumes e instruções de um povo. É o meio pelo qual o homem se adapta às condições de existência transformando a realidade.
A cultura é umprocesso em permanente evolução, diverso e rico. É o desenvolvimento de um grupo social, uma nação, uma comunidade; fruto do esforço coletivo pelo aprimoramento de valores espirituais e materiais. É oconjunto de fenômenos materiais e ideológicos que caracterizam um grupo étnico ou uma nação ( língua, costumes, rituais, culinária, vestuário, religião, etc ), estando em permanente processo de mudança.TEMA 3
Questão 6- (ENADE, 2005 - Ciências Sociais). A violência na sociedade brasileira tem sido atribuída, principalmente, a jovens de classes populares. Desconsideram-se, nessa concepção,...
tracking img