Trabalho da Disciplina Sociologia Pol t hellip

7885 palavras 32 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Trabalho de sociologia Política

Docentes: Prof. Dr. Fábio José Bechara Sanchez; Prof. Dr. Valter Silvério.
Discente: Henrique de L. S. Macedo
RA: 14111047

São Carlos
2014
Apresentação
Este ensaio busca discutir a partir da bibliografia da disciplina Sociologia Política a questão da (des)humanização. Tentaremos discutir como a questão política está relacionada ao debate ainda tão atual sobre a construção da categoria humano e não humano. Para tanto, lançaremos mão de uma análise sobre a história do Primeiro Batalhão de Policiamento de Choque – “Tobias de Aguiar”, mais especificamente, sobre a sua função de rondas ostensivas, mais conhecida como Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) e a doutrina dessa unidade.
Para essa análise utilizaremos estudos sobre a polícia, materiais encontrados em uma página ligada a essa unidade na rede social Facebook, e um blog criado para alojar conteúdos violentos como exibição de corpos, seja por fotos, seja por vídeos. Junto com tais materiais, buscaremos problematizar a os discursos dessas páginas. Também lançaremos mão de uma bibliografia especifica dos estudos sobre polícia.
Apresentaremos primeiro uma história sucinta da ROTA, tentando pinçar alguns elementos que possam nos ajudar a pensar o entrelaçamento das suas ações com seus contextos históricos. Depois empreenderemos o esforço de dialogar com a literatura estruturada no curso, buscando a partir de novos instrumentos analíticos, ampliar o escopo utilizando os conceitos de autores trabalhados na disciplina. Enfatizaremos a questão da desumanização e do não reconhecimento de humanidade, ou ainda a hierarquização do que é ser humano.

A História da ROTA
A história do Batalhão Tobias de Aguiar se confunde com a própria história da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Desde sua fundação em 1981 na cidade de São Paulo, onde

Relacionados