Trabalho da disciplina de teoria geral do conhecimento.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (512 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho da Disciplina de Teoria Geral do Conhecimento.

Filosofia

1 – Conceituação. Aristóteles distinguia as virtudes éticas (Ethikai aretai) das virtudes dianóeticas (dianoêthikai aretai),como aparece na sua Ethika Nicomákheia (ética a nicomaco).
A generosidade e a temperança pertencem à primeira categoria, ao passo que a sabedoria e a prudência refletida pertencem à segunda.
Noprimeiro sentido, julgar-se as virtudes, um determinado fim; por isso mesmo incluem-se aqui as virtudes de hábito ou tendência. No segundo sentido, têm-se em vista as virtudes intelectuais, fundamentais,que servem de princípios às virtudes éticas; são as virtudes da inteligência e da razão.

2 – Ética e moral são expressões que não se confundem que não se justapõem sem deixar resto. À segunda é maisampla do que a primeira, sendo empregada em diversos sentidos adjetivos bem mais extensos do que o do seu significado especial de objeto da primeira. Assim é que, para exemplificar, como oposição domoral ao físico, já se denominaram ciências morais, em oposição às naturais, aquelas que não estudam o homem como ser natural ou físico, confundindo-se, por isso mesmo, às vezes, com as chamadasciências culturais ou do espírito (história, psicologia, política, sociologia etc.).

3 – Por outro lado, opõe-se o moral ao intelectual, como abrangedor dos aspectos do caráter e do sentimento napsicologia humana. No direito, denomina-se pessoas morais ou sujeitos coletivos, em oposição à pessoa singular, física, natural (sociedade, fundação, instituição etc.). Adernais opõe-se o moral ao imoral,como negador do valor ético, e ao moral, como indiferente a esse mesmo valor; mas tudo é objeto da ética.

4 – Distinguindo-se o objeto a que se refere e a doutrina explicativa de tal objeto,considerada como ramo da filosofia geral, pode a ética ser definida como a disciplina critico – normativa que estuda as normas comportamento humano, mediante as quais tende o homem a realizar na pratica o...
tracking img