Trabalho cultura religiosa as religioes no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA RELIGIOSA

COLÓQUIO RELIGIOSO

NOMES:

TURMA:

Cidade, xx de xxxx de 2000
1 – Caracterizar uma das formas religiosas (catolicismo, protestantismo, pentecostalismo,neo-catolicismo).
O catolicismo, no Brasil, data de 1500, com a chegada dos portugueses, que o trouxe e o impôs aos nativos que aqui viviam. As chamadas cruzadas eram viagens feitas a outras terras, ainda nãoexploradas, com o intuito de colonizá-las e catequizá-las, ou seja, ensinar a fé católica, seus ritos, festas e crenças. Cabia ao Rei de Portugal construir templos e mosteiros em todo território quedominasse. Havia uma ligação direta entre política e religião. Os líderes religiosos eram mantidos pelo Estado. Partes de terras e minerais valiosos, ouro, prata, entre outros, conquistados eram doados àIgreja, tornando esta, cada vez mais rica. O catolicismo foi a religião oficial de 1827, com o reinado de dom Pedro I, até 1889, com a chegada da República e da Constituição de 1891, chegou, também aliberdade de expressão religiosa, abrindo espaço para outras vertentes se instalarem no país. Entretanto, o catolicismo, embora tenha perdido cada vez mais adeptos, ainda é a religião predominante nopaís.

2- Cite os princípios do espiritismo.
O princípio básico do espiritismo é a reencarnação, idéia vinda da hinduísmo, ou seja, transmigração da alma. O ser humano volta vida após vida, com oobjetivo de pagar os seus carmas, pecados cometidos em vidas anteriores, e que justificam as condições de vida atual da pessoa. Esse processo se dá até que se cumpra por completo este ciclo,progredindo no processo espiritual evolutivo. Esse progresso é atingido por meio da caridade, da demonstração de amor e cuidado com o de condição economicamente inferior.
3- Descreva os cultosafro-brasileiros, cite suas diferenças e características específicas (Umbanda e Candomblé).
As organizações de religiões afro no Brasil vieram, como o próprio nome diz, o da África, trazida pelos escravos pra cá...
tracking img