Trabalho Cordel Lorrane

335 palavras 2 páginas
O cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas

INTRODUÇÃO:

A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, trazida pelos portugueses mais ele prevaleceu no Nordeste Brasileiro mas avançou mata a dentro e chegou ate o Amazonas onde teve grande repercussão nas praças de Belém e Manaus, o mesmo é fabricado em formas de livretos e na maioria das vezes escrito a mão pelo próprio autor eles tem geralmente 8 paginas mas podem ter mais, variando entre 8 e 32 e os livros com comprimento de 11x16 cm.

Através dos trovadores esse tipo de literatura marcou também a literatura francesa, espanhola e portuguesa onde eram cantados a partir de violas e interpretados pelos mesmos, eram apresentados para o povo contando historias da localidade referindo-se ao amor, fofocas e etc. O cordel também é usado como forma de protesto em jornais utilizando-o para satirizar determinados assuntos envolvendo politica, religião. os autores procuram temas variados para elaborar seu cordel um dos temas mais escolhido é o amor. Uma das suas principais funções é prender as pessoas em uma leitura mais introvertida.

Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Também podemos citar os poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.

O cordel é uma literatura divina, onde o autor procura relatar o seu cotidiano incluindo historias de amor, humor, religião, politica e etc. Uma

Relacionados