Trabalho coqueria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Coqueria

O coque é um tipo de combustível derivado do carvão betuminoso. Começou a ser utilizado na Inglaterra do século XVII. O coque obtém-se do aquecimento da hulha (ou carvão betuminoso), sem combustão, num recipiente fechado. Pode ser utilizado na produção de ferro gusa (alto forno), sendo adicionado junto com a carga metallica.
Tipos de Coque
* Shot Coke - Apresenta alto teor deenxofre e metais - a olho nu, o material apresenta forma esférica de várias dimensões.
* Coque Esponja - Contém resinas e médios teores de enxofre, asfaltenos e metais – a olho nu, o material apresenta pequenos poros e paredes espessas.
* Coque Agulha - Classificado como material anisotrópico. Contém baixa presença de asfaltenos, resinas e metais.

A coqueria são gandes estruturas quepossuem grupos de fornos , podem ter 30, 60, 90 ou mais fornos com mais de 3 metros de altura, por 0,5 metro de largura, esses fornos tem sua paredes de material refratário que permitem a transmissão de calor, no interior das paredes possuem cãmaras de aquecimento a gás, cuja temperatura pode chegar a 1200 graus. Recebem uma mistura de carvão mineral (12 ton cada forno) que passam por um processo dedestilação a seca, pois ocorre na ausência de oxigênio.

O principal objetivo desse processo de coqueificação é o resíduo sólido que resulta ao final do processo, que é o coque (carvão coque), um produto com alto teor de carbono (>que 85%), matéria prima fundamental no processo de produção do aço. Por isso toda siderúrgica tem em sua planta as famosas coquerias, que chegam a ter mais deduzentos fornos. Como por exemplo. Usiminas, Cosipa, Companhia Siderúrgica de Tubarão, Siderúrgica de Volta Redonda.
As operações de uma coqueria se resumem em carregamento, coqueificação, descarregamento, apagamento e expedição.
Carregamento
A mistura de carvões armazenadas nos "coal bunkers" é carregada nos fornos por intermédio de um carro de carregamento, que se desloca sobre trilhos no topo dacoqueria.
Estes carros possuem mecanismos que retiram as tampas dos furos de carregamento e fazem a conexão do carro com silo através de luvas deslizantes. O volume de carvão que transportam é semelhante ao volume que os fornos comportam e sua descarga é feita por meio de mesas rotativas.
Coqueificação
Uma vez carregada, a mistura iniciará imediatamente a sofrer as transformações químicas, jádescritas, que proverão o aparecimento do coque metalúrgico.
O processo ocorre na ausência de oxigênio para evitar a combustão da mistura de carvões. O calor necessário para a coqueificação é fornecido por condução através das paredes dos fornos (fabricadas com material refratário de sílica e sílico-alumínio de alta qualidade) proveniente da combustão de gases em câmaras intercaladas àqueles.
Osgases que promovem o aquecimento dos fornos são uma mistura de gás de alto-forno e gás de coqueria. O processo de aquecimento dá-se através de um elaborado mecanismo de circulação dos gases. Entre cada dois fornos e nos seus extremos existem as paredes de aquecimento, em cada uma destas paredes existem um conjunto de câmaras de combustão, onde é feita a queima do gás. Debaixo destes conjuntos e doforno, existe uma fila de regeneradores, intercalados para ar e gás; abaixo de cada fila de regeneradores, tem-se os canais horizontais que colhem as fumaças e são ligados aos canais que desembocam na chaminé. A alimentação de ar e de gases é feita através de tubulações principais que se ramificam em várias saídas, cada uma para uma parede a ser aquecida na bateria; cada um destes ramos tem-seoutras saídas, correspondentes à metade das câmaras de combustão de cada parede de aquecimento e que alimentam diretamente os regeneradores. Constituídos deste modo as tubulações, quando nas câmaras ímpares estiverem ocorrendo combustão, nas pares estarão havendo coleta de fumaça, que seguirá para os regeneradores pares, esquentando-os; após 30 minutos o circuito é invertido e o ar penetra nos...
tracking img