Trabalho contabilidade geral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1369 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE

Antigamente a contabilidade era vista como simplesmente um sistema de informações tributárias, já hoje em dia nesse mercado tão grande que se tornou a contabilidade, ela contribui na gestão de empresas como auxiliar os empresários na tomada de decisão, planejamento, execução e controle. A contabilidade funciona como coleta de dados; documentos diários, dasentradas e saídas; registro: escrituração nos livros contábeis e fiscais; relatórios na elaboração de balancete Balanço Patrimonial DRE e outras demonstrações.
A contabilidade como ciência que estuda o desempenho e a riqueza das empresas, se tornou indispensável para sobrevivência destas. Pois, é através da contabilidade que se identifica à situação financeira e econômica das empresas.
Quanto mais osadministradores saberem de contabilidade será melhor para eles mesmos decidirem sobre o planejamento dentro de uma organização. A maioria dos empresários considera a contabilidade como um calculador de impostos e que através disso eles vêem o seu balancete da empresa, diante disso os profissionais de contabilidade buscam conscientizar as organizações das suas atribuições e deveres disponibilizandoinformações de despesas de exercícios, gastos com recursos humanos, disponibilidades financeiras, análise de custos de produção, inventários e outros. Os empresários têm que ter o conhecimento e a consciência de sua importância, pois ela é uma ferramenta fundamental e indispensável para que as empresas sobrevivam no mercado.
As empresas sem a contabilidade não seriam legalizadas porque as suasvendas e atribuições não seriam controladas. Toda e qualquer empresa utiliza-se da contabilidade, independentemente de seu tamanho, finalidade ou constituição jurídica.
No Brasil as empresas são divididas perante o fisco através de regimes tributários, que são: Sistema Integrado de Pagamento de Impostos e Contribuições das Microempresas e das Empresas de pequeno Porte – SIMPLES; LUCRO REAL; LUCROPRESUMIDO; LUCRO ARBITRADO.
E eles por sua vez têm as suas particularidades: o Lucro Real exige que faça contabilidade e demais obrigações, o Simples exige apenas Escrituração Fiscal, Livro Caixa e demais obrigações, mas não exige que se faça contabilidade.
Desta forma, percebemos que a Contabilidade deve ser feita não só quando é obrigada, mas em todas as empresas, porque todas elas sejam qualramo for e independente de qual tamanho tenha, ela tem necessidade de informações contábeis.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
As Demonstrações Contábeis tem o propósito de informar transações financeiras e patrimoniais da instituição a usuários externos (fornecedores/acionistas/investidores) que não se encontram em condições de requerer relatórios.
As demonstrações contábeis são compostas por:
Balanço Patrimonial
 Demonstração do Resultado do Exercício – DRE
 Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA)
 Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos – DOAR
 Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC
 Demonstração do Valor Adicionado – DVA
 Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados - DLPA
 Demonstrações Comparativas
Consolidação das Demonstrações Contábeis
 Balanço Social
Patrimônio Líquido
O conceito do Patrimônio Líquido é denominado pela soma dos bens e direitos de uma pessoa ou empresa, e se subtraem as obrigações (entre grandes prestações e financiamento em bancos), dai sim podemos ver realmente a riqueza líquida, ou seja, é a parte que sobra do patrimônio da pessoa ou da empresa. A partir do dia01.01.2008, e pela Lei 11.638/2007 patrimônio líquido começou a ser realizada da seguinte maneira:
Capital Social
Ela representa os valores recebidos pela empresa, em forma de subscrição ou por ela gerados. Essa integralização do capital poderá ser feita por meio de moeda corrente ou bens e direitos, quando essa integralização do capital social é feita em moeda corrente, debita-se uma conta...
tracking img