Trabalho configuração de cluster

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cluster
1

Heitor Assmann1 Acadêmico do Curso Redes de Computadores da ULBRA Canoas < heitorassmann@bol.com.br> ULBRA Universidade Luterana do Brasil Tópicos Avançados em Redes de Computadores I26 de novembro de 2010

Resumo. Este artigo tem como objetivo descrever a tela inicial de configuração de cluster. Serão citados os seus principais componentes, passos relevantes e problemasencontrados. Também é mencionado a instalação do FreeNas para utilização de storage.

1. Introdução
Este artigo descreve uma experiência realizada em sala de aula, para aprendizado e de forma introdutória,do que se trata um cluster com storage e sua configuração. A experiência realizada de início teve a configuração de três máquinas na configuração do Cluster Management, encontrado no menu “Sistemas –Administração” do sistema operacional CentOS. Logo foi adicionado mais uma máquina ao laboratório. Tal máquina foi configurada para ser o Storage do Cluster usando-se o FreeNas.

2. ClusterConfiguration
Na configuração do Cluster tivemos que ter cuidado no arquivo de configuração que teve que ser exatamente igual para todas as máquinas, então apenas foi criado arquivo e replicado para asoutras máquinas.

2.1. Cluster
2.1.1. Cluster Nodes Neste local é inserido os nomes das máquinas que farão parte do cluster, inclusive a própria máquina. Com esta configuração mais a alteração doarquivo hosts é possível a interação entre as máquinas participantes do Cluster.

Figura 1: Tela da configuração do Cluster

2.1.2. Fence Devices Neste item foi utilizado o Global Network BlockDevice. Basicamente serve para monitorar as máquinas depois de se criar um item para cada uma delas. Por final é necessário associar o Cluster Node ao Fence Devices. 2.1.3. Managed Resources 2.1.3.1Failover Domains Determina, em caso de falha, qual máquina assumirá, através de prioridades. O número mais baixo é a prioridade mais alta.

2.1.3.2. Resources Definição de monitoração dos recursos do...
tracking img