Trabalho conceitos commodities

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2541 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CAMPUS DOM PEDRITO
CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DO AGRONEGÓCIO

AS COMMODITIES NO AGRONEGÓCIO:
CONCEITOS E CARACTERISTICAS

Alex Marostega
Carla Espinosa
João BatistaRehbein
Josemar Lourensi
Lilian Meira

Dom Pedrito
2012

ALEX MAROSTEGA
CARLA ESPINOSA
JOSEMAR LOURENSI
JOÃO BATISTA
LILIAN MEIRA

AS COMMODITIES NO AGRONEGÓCIO:CONCEITOS E CARACTERISTICAS

Pesquisa apresentada ao Curso de Tecnologia em Agronegócios da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, para fins de avaliação da disciplina de Administração do Agronegócio.Orientador: Professor Dr. Sebastião Ailton da Rosa Cerqueira Adão.

Dom Pedrito
2012
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 JUSTIFICATIVA 5
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
2.3 TIPO DE COMERCIALIZAÇÃO DASCOMMODITIES RELACIONADAS AO ARROZ 8
2.3.1 EXPORTAÇÕES 8
3 METODOLOGIA 10
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
BIBLIOGRAFIA 13

*
1INTRODUÇÃO
De acordo com Sinott (2010) as commodities se caracterizam por serem produtos indiferenciados, com baixo processamento industrial e elevado conteúdo de recursos naturais.
Os setores produtores de commodities têm a capacidade de gerar periodicamente altasrendas, sendo rendas diferenciais, ou seja, lucros extraordinários associados aos ciclos de preços típicos desses produtos.
Conforme a definição anterior,o presente trabalho irá deter-se na commodity arroz, que é cultivado e consumido em todos os continentes, sendo um dos mais importantes grãos em termos de valor econômico e nutricional.
Neste atual cenário dos investimentos que existem emnosso país, possuímos diversas estratégias para tomar decisões nas negociações que trarão maior rentabilidade possível, por esses motivos trabalhar com commodities é muito importante porque esse meio econômico possui prospecção de mercado futuro, mas apesar deste cenário temos no arroz uma commodity não tão segura no mercado futuro.
Diante desta introdução, apresenta-se como pergunta central depesquisa a seguinte questão, por que o arroz possui pouca prospecção de mercado futuro mesmo sendo uma commodity?
a) Objetivo Geral
Caracterizar o produto arroz como commodity, buscando conceitos, e sua prospecção no mercado futuro.
b) Objetivos Específicos
Buscar na literatura os conceitos de commodities.
Identificar as diferenças de comercialização das commodities relacionadas ao arroz.Contextualizar a produção e consumo de arroz no Brasil, Rio Grande do Sul e Dom Pedrito.
Analisar as formas que ocorrem a comercialização desta commodity na região.

Justificativa
O arroz é um cereal de grande produção mundial, com uma classificação padronizada.
Este é benéfico para a saúde humana, quanto às calorias, carboidratos e proteínas. Contudo, em termos de vitaminas e minerais, oarroz é uma boa fonte de vitaminas B1, B2, B3, ferro, magnésio e fibra dietética.
O que facilita sua comercialização é o alto consumo interno dos países produtores, mas esta sofre alguns entraves devido à omissão do governo ou o pouco incentivo deste, sendo este mercado de commodities globalizado.
Quanto ao mercado futuro fica restrito apenas por ser um mercado regionalizado.
Visa-se com essetrabalho mostrar aos profissionais do agronegócio as mudanças que estão ocorrendo no cenário da oferta global, e que passaram a alavancar o comércio internacional do arroz como commodity.
Partindo desta idéia, países do Mercosul passaram a comercializar volumes maiores de arroz para outros mercados, devido aos preços serem mais atrativos que o mercado brasileiro, e dessa forma demonstrar aosprodutores, novas alternativas de comercialização futura para suas safras de arroz.

* 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1 Conceitos de commodities
Segundo SECEX (2009) commodity é um termo de língua inglesa (plural commodities), que significa mercadoria.
É utilizado nas transações comerciais de produtos de origem primária nas bolsas de mercadorias. O termo é usado com referência aos produtos de...
tracking img