Trabalho comunicação e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2281 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Comunicação e Linguagem

Dificuldades de Aprendizagem

Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação

Trabalho realizado por: Elisa de Castro Carvalho Aluna n.º 22667

Universidade Portucalense Porto, 20 de Junho de 2008. Comunicação e Linguagem Prof. Doutora M.ª Luísa Santos

“As fronteiras da minha linguagem são as fronteiras do meu universo.”
Ludwig Wittgenstein

ÍNDICEIntrodução ....................................................................................................................... 3 Comunicação e Linguagem ......................................................................................... 4 Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação ........................................ 4 Grupos com necessidade de Comunicação Aumentativa eAlternativa ............... 6 Os Símbolos ................................................................................................................... 6 Signos Gráficos .............................................................................................................. 8 As Imagens..................................................................................................................... 9 Referências Bibliográficas .......................................................................................... 11

2

Introdução
Com este trabalho faremos uma reflexão em torno dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação. Escolhemos este tema abordado nas aulas, visto ser do nosso interesse para o projecto final do curso. Começaremos por abordar osconceitos de comunicação e de linguagem, que será o ponto de partida para a questão central do trabalho: de que forma comunicam as pessoas que não conseguem falar? Partindo desta questão abordaremos de seguida os sistemas alternativos e aumentativos de comunicação, nomeadamente os seus conceitos e o tipo de grupos com necessidade destes tipos de comunicação. Em seguida, faremos uma breve abordagem aossímbolos e aos signos gráficos salientando os sistemas Bliss, PIC, SPC e REBUS.

Por último, salientamos a importância da imagem no processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente na educação de crianças com Necessidades Educativas Especiais.

3

Comunicação e Linguagem

A comunicação é um processo complexo e contínuo que implica a transferência de informação de uma pessoa para a outra. Muitaspessoas não são capazes de comunicar através da fala, o que nos leva necessariamente à questão: como é que alguém que não fala pode comunicar? A linguagem refere-se ao conjunto de sinais com os quais os humanos comunicam e expressam os seus sentimentos e ideias. No caso da linguagem oral, é necessário conhecer palavras cujo significado seja percebido, sendo necessário a articulação dos músculosda laringe, da língua, entre outros. Tal como referem Franco, Reis & Gil (2003), “A aquisição da linguagem oral é realizada através de um processo interactivo que envolve a manipulação, combinação e integração das formas linguísticas e das regras que lhe estão subjacentes, permitindo o desenvolvimento de capacidades de perceber a linguagem (linguagem compreensiva) e capacidades paraformular/produzir linguagem (linguagem expressiva). Este processo é determinado pela interacção entre factores ambientais, psicossociais, cognitivos e biológicos”. Crianças ou adultos que apresentam determinadas patologias como a deficiência mental ou motora, o autismo, a paralisia cerebral ou outras perturbações da linguagem necessitam de um modo de comunicação não oral alternativo ou complementar à fala. Adificuldade em comunicar pode acarretar consequências já que a comunicação é fundamental na interacção social, pois é através dela que concretizamos aquilo que pensamos e sentimos.

Sistemas Alternativos e Aumentativos de Comunicação
Quando a fala não pode ser um veículo da linguagem torna-se fundamental proporcionar, o mais precocemente possível, um sistema alternativo ou aumentativo de...
tracking img