Trabalho computadores logico programaveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CEFET ARAXÁ-MG
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
TRABALHO DE CONTROLADORES LOGICO-PROGRAMÁVEIS
DANILO EURICO MONTEIRO
PROF. CÍCERO

1- Quando surgiu o CLP?
O primeiro CLP foi criado em 1968 quando a Associação BedFord, uma companhia em Bedford, desenvolveu um dispositivo chamado Controlador Modular Digital para a General Motors (GM).

2- Que problema o CLP pretendia resolverinicialmente?
O MODICON (Modular Digital Controller), como foi chamado, foi desenvolvido para ajudar a GM com o objetivo de eliminar o tradicional sistema de controle das máquinas baseado a relê. Como os relês são dispositivos mecânicos, possuem sua vida útil limitada. Também são um tipo de obstáculo, uma vez que em uma aplicação seja necessário milhares deles. Com tantos relês para trabalhar, o cabeamentoe os problemas podem ser um tanto complicados.

3- Defina sensores, controladores e atuadores.

Sensores: São os elementos responsáveis pela leitura do estado em que o processo se encontra. Os sensores (ou transdutores) medem grandezas mecânicas como de posição, de velocidade e aceleração; grandezas físicas como de temperatura, de fluxo, de nível e de pressão; grandezas químicas como deconcentração, entre outras. Eles enviam para o controlador a atual situação do processo para que este possa tomar as medidas necessárias.

Controladores: São dispositivos concebidos para controlar e automatizar equipamentos e processos, devendo reagir e apresentar respostas a estímulos no menor tempo possível (operação em “tempo real”).

Atuadores: São elementos capazes de modificar grandezasfísicas no sistema ao qual pertence (geralmente produzindo movimento) atendendo a comandos que podem ser manuais ou automáticos. Nesse processo também acontece a conversão de diferentes tipos de energia, são exemplos de elementos atuadores: cilindros pneumáticos ou cilindros hidráulicos e motores (dispositivos rotativos com acionamento de diversas naturezas).

4- Cite as vantagens e desvantagens doCLP com relação a outros sistemas de controle.
• Menor espaço para instalação;
• Menor consumo de energia elétrica;
• Reutilizáveis em novos projetos;
• Programáveis e reprogramáveis;
• Maior facilidade na localização de falhas;
• Maior confiabilidade;
• Maior flexibilidade de reprogramação sem necessidade de interromper o processo produtivo;
• Maior rapidez na elaboração dos projetos;
•Comunicação com outros equipamentos como CLPs, computadores, etc;
• Documentação mais fácil de ser atualizada;
• Reduzido grau de proteção , pelo fato de não serem gerados faiscamentos.

5- Quais são os componentes essenciais da arquitetura de um CLP?

1. Entradas

2. Saídas

3. CPU - Unidade Central de Processamento

4. Memória (Arquivo de Dados e Arquivo de Programa)

5. Fontede alimentação

6. Dispositivo para programação

6- O que é uma CPU, quais seus componentes e qual sua função?
CPU (Unidade Central de Processamento): É o elemento responsável por ler as entradas, executar a lógica segundo as instruções do programa de aplicação, realizar cálculos e controlar as saídas. A CPU é formada por um Microprocessador e um sistema de memórias descritas abaixo:
Memóriade sistema: Também conhecido como Programa Executável, direciona e realiza as atividades de “operação”, tais como a execução do programa do usuário e a coordenação de varreduras das entradas e atualizações das saídas. Esta memória é programada pelo fabricante, não pode ser acessada pelo usuário.
Memória de usuário: É a memória que armazena o programa de usuário, ou seja, o programa que irácontrolar o processo.

7- Qual a diferença entre memória EEPROM e EPROM?
EPROM (ErasableProgrammableRread-Only Memory) significa "memória programável apagável somente de leitura". É um tipo de chip de memória não-volátil. Uma EPROM é programada por um dispositivo eletrônico que dá voltagens maiores do que os usados normalmente em circuitos elétricos. Uma vez programado, uma EPROM pode ser apagada...
tracking img