Trabalho comportamento humano organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3061 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Definir satisfação .
Satisfação no trabalho é um sentimento agradável que resulta da percepção de que nosso trabalho realiza ou permite a realização de valores importantes relativos ao próprio trabalho. Existem três componentes chaves em nossa definição de satisfação no trabalho: valore,importância de valores e percepção .
Em primeiro lugar , satisfação no trabalho é uma função devalores. Edwin Locke definiu valores em termos daquilo " que uma pessoa deseja obter consciente ou incosciente ." Locke distinguiu valores e necessidades , sugerindo que as necessidades são mais bem concebidas como " exigências subjetivas "do corpo, que são essenciais à manutenção da vida, como as necessidades de oxigênio e água . Por outro lado , valores são "exigencias subjetivas" , existentes namente da pessoa.
O segundo componente da satisfação no trabalho é a importância. As pessoas não diferem apenas nos valores que defendem , mas na importância que atribuem a esses valores , e essas diferenças são cruciais na determinação de seu grau na satisfação no trabalho.
O último componente importante de nossa definição de satisfção no trabalho é a percepção. A satisfção está baseadaem noosa percepção da situação atual em relação aos nossos valores. Lembre-se de que as percepções podem não refletir com oprecisão total a realidade objetiva. Qaundo não a refleten , para que possamos entender as reações pessoais, precisamos atentar para a percepção que o indivíduo tem da situção e não para a própria situação concreta.
2 - Definir stress
Stress é um estado emocionaldesagradável que ocorre quando as pessoas estão inseguras de sua capacidade para enfrentar um desafio percebido em relação a um valor importante. Tal como no caso da satisfação , é mais fácil entender a natureza do stress se dividirmos sua definição em três componentes principais.
Um componente , o desafio percebido, enfatiza que o stress surge da interação entre as pessoas e sua percepção do ambiente(não necessariamente da realidade). Rumores infundados sobre o fechamento de uma fábrica, por exemplo, provocarão stress entre os funcionários , mesmo que não exista nenhuma ameaça real.
O segundo componente, o valor importante , é crucial pela mesma razão que é fundamental à nossa definição de satisfação. O desafio só causará stress quando ameaçar algum valor importante. Dessa forma , osrumores de fechamento de uma fábrica podem não gerar stress em um trabalhador que está prestes a se aposentar.
Finalmente, o terceiro componente , a incerteza da resolução , enfatiza que a pessoa interpreta a situação em termos da percepção da probabilidade de lidar satisfatoriamente com o desafio. Obviamente, se as pessoas percebem que podem lidar facilmente com ele , não há stress. Vocêpoderia ficar surpreso em descobrir , porém, que o stress também é baixo se a pessoa é sobrepujada pelo desafio e não vê nenhuma possibilidade de que ele seja resolvido. O máximo do stress corre, na verdade, quando a dificuldade percebida no desafio está aproximadamente no mesmo nível da capacidade que a pessoa sabe que possui para entender ao que é demandado.
A reação fisiológica do corpoa esse tipo de ameaça é um processo que provavelmente ja teve antes um grande valor para a sobrevivência. Quando percebe uma ameaça, o corpo produz substâncias químicas que elevam a pressão sanguínia e que desviam o sangue da pele e do aparelho digestivo para os músculos. Gorduras do sangue são então liberadas para fornecer um ímpeto de energia e aumentar a coagulação do sangue em caso de dano.Quando a ameça diante do indivíduo é prolongada, têm ínicio outras mudanças que preparam o corpo para uma longa batalha. O corpo começa a conservar recursos mediante a retenção de água e sais. Ácido gástrico extra é produzido para aumentar a eficiÊncia da digestão na ausência do sangue. Séculos atrás , essas mudanças eram provavelmente de adaptação , no sentido de que preparavam a pessoa , seja...
tracking img