TRABALHO COMPLETOOOOOOOOOOOOOOOO

1064 palavras 5 páginas
ESTUDOS AMAZÔNICOS

Tema: Escravidão Indígena e Negra na Amazônia

ESTUDOS AMAZÔNICOS

Tema: Escravidão Indígena e Negra na Amazônia

Centro Educacional “ 5 de Março”
Diretora: Andresa Meireles
Disciplina : Estudos Amazônicos
Professor(a) : Jeferson Barbosa
Aluno(a) : Luisa Helena
Turma : 7° ano Turno : Manhã

Belém, 07 de Abril de 2015

Introdução

Quando se fala da presença africana na Amazônia, há, muitas vezes, certo espanto. Ainda é muito difundida a imagem de uma região Norte bastante "despovoada" no período colonial, com poucos ocupantes brancos em meio às populações indígenas.

A escravidão negra na Amazônia foi, de fato, menos expressiva em termos quantitativos quando comparada a outras regiões do país. Contudo, o papel dos escravos na criação de formas originais de vida e de adaptação às condições de vida na Amazônia não foi menor.

As marcas dessas formas de vida e das lutas contra a escravidão estão presentes até hoje na memória dos quilombolas.
A utilização de índios como escravos, apesar de usual, enfrentava resistências. A Igreja Católica, por exemplo, condenava essa prática. Existia inclusive uma lei, datada de 1680, que proibia a escravização de índios nas terras da colônia. Porém, os próprios chefes de província ignoravam essas proibições, o que gerava sérios conflitos entre os colonos e as diversas missões religiosas atuantes na região.

Para contornar os conflitos e garantir a mão-de-obra, a solução foi a adoção da escravidão de negros já existente em outras regiões do Brasil.

Desenvolvimento

No século XVI, assim que os portugueses iniciaram a produção açucareira no Brasil, se inicia um debate sobre qual força de trabalho poderia ser empregado nesse tipo de negócio. Afinal de contas, para que o açúcar desse lucro em pouco tempo, era necessário uma produção em larga escala sustentada por um grande número de trabalhadores. Desse modo, os colonizadores se dispuseram a

Relacionados