Trabalho completo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Energia maremotriz
As energias renováveis marinhas, teoricamente exploráveis, são numerosas e variadas. Quando estamos perante uma exploração com níveis de produção de energia razoáveis, esta energia elétrica poderá ser exportável para o solo firme. Na conquista de novas fontes de energias que não emitem gazes de efeito de estufa, nem contribuem para o agravamento dos impactos ambientaisnegativos, as energias marinhas devem desempenhar um papel de relevo, contribuindo para este objetivo.
O conhecimento indispensável de todos os impactos ambientais e sociais só pode ser adquirido pela experiência com instalações de Project os de tamanho significativos. Este trabalho tem por objetivo o estudo mais aprofundado de uma das energias marinhas nomeadamente a energia das marés.
A energia dasmarés, também chamada de energia maremotriz, é uma energia renovável e limpa. O fenômeno de maré tal como já foi referido, deve-se às internações gravitacionais entre a Terra e outros astros (principalmente a Lua e o Sol). Traduz-se pelas variações periódicas do nível do mar associadas às correntes. A energia correspondente pode ser captada sob duas formas:

Energia potencial – pelas variaçõesdo nível do mar;
Energia cinética – pelas correntes marítimas.

Energia Potencial
Este tipo de aproveitamento da energia das marés é obtido através da construção de diques e reservatórios. Duma maneira muito simples, quando a maré sobe, a água enche o reservatório passando através duma turbina (tipo bulbo) produzindo energia elétrica. Quando a maré desce, o reservatório é esvaziado, a águasai do reservatório passando novamente pela turbina (em sentido contrário), produzindo novamente energia elétrica.
Energia Cinética
Este tipo de aproveitamento corresponde essencialmente à exploração da energia cinética associada às massas de água movidas pelas correntes marítimas. A técnica utilizada, de uma forma geral, pode ser definida como uma eólica submarina tendo aproximadamente osmesmos princípios bases de funcionamento à diferença que estas utilizam a água para serem movidas.
Aspectos Socioeconómicos
Quando uma central de energia das marés se localiza no estuário de um rio, outro aspecto importante a salientar neste capítulo relaciona-se com a necessidade de estudos efetivo sobre o impacto no trânsito marítimo, que em muitos rios é considerável e extremamente importantepara a economia local, nomeadamente, quando existem portos marítimos. Referindo mais especificamente o caso da energia potencial das marés (por barragens), estas podem revelar-se como atrativas num ponto de vista turístico, aproveitando também para atividades náuticas, ou seja, novos postos de trabalhos. Para os pescadores, é difícil adaptarem-se as circulações de água impostas pelo fecho e aberturadas “escotilhas” visto que este atuava com a hora do mar, tornando este ponto negativo para este tipo de aproveitamento.

Aspectos Econômicos
O Projetos ligados a este tipo de energia requerem, normalmente, pela sua complexidade, elevado capital de investimento, bem como a sua construção é bastante demorada. O período de retorno do investimento feito é também bastante longo. Conseqüentemente,a eletricidade produzida a partir das marés tem um preço elevado, sendo que aqui assume um papel muito importante o sistema de financiamento público utilizado. É notório que a utilização desta forma de energia renovável é altamente improvável, pela sua inviabilidade econômica, a menos que exista intervenção do sector público. Nomeadamente, em mercados de eletricidade desregulados, baseados noinvestimento privado, a energia das marés não é, no momento e na maioria dos casos, competitiva dado que o seu custo efetivo é, ainda, bastante superior a outras energias renováveis, sendo o desenvolvimento de tecnologias que permitam a diminuição do preço do kWh produzido através da energia das marés um dos maiores desafios para o futuro próximo. A construção de uma central deste tipo varia...
tracking img