Trabalho Completo Resenha 2 Patologias Das Constru Es Ok

2700 palavras 11 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Fissuras causadas por movimentação hidroscópicas e Fissuras causadas por alterações químicas dos materiais de construção: mecanismos de formação e configurações típicas

Tamara Helena Gallina

Lajeado, Maio de 2015

1 INTRODUÇÃO

O processo de racionalização e aceleração da velocidade de execução de obras trouxeram problemas, pois com o ritmo acelerado da obra que nem sempre permite que as técnicas de execução são levadas ao pé da letra, causando problemas de patologias no futuro.
Dentre os inúmeros problemas patológicos que afetam as edificações, sejam eles residenciais, comerciais ou institucionais, particularmente importante é o problema das trincas, devido a três aspectos fundamentais: o aviso de um eventual estado perigoso para a estrutura, o comprometimento do desempenho da obra em serviço, e o constrangimento psicológico que a fissuração da edificação exerce sobre seus usuários.
Na sua evolução de uma patogeneidade, pode ocorrer uma deterioração das partes afetadas e até mesmo a ruptura, comprometendo a estabilidade da edificação. Em outras palavras, às vezes, uma simples mancha ou uma pequena trinca pode ser o sinal de que algo grave está acontecendo com o prédio.
No que diz respeito à umidade, deve-se inicialmente ressaltar que as mudanças higroscópicas provocam variações dimensionais nos materiais porosos que integram os elementos e componentes da construção; o aumento do teor de umidade produz em geral uma expansão do material, enquanto a diminuição do teor provoca contração; caso haja vínculos que impeçam ou restrinjam essas movimentações, poderão ocorrer fissuras nos elementos e componentes do sistema construtivo. Os materiais de construção são suscetíveis também a deterioração pela ação de substâncias químicas que reagem com as de seus componentes. Pode-se citar as substâncias ácidas, álcoois e sais solúveis, entre outras.
As fissuras de origem hidrocóspicas e as provocadas pelas alterações

Relacionados

  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas