Trabalho completo nr 29

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Higiene e Segurança do Trabalho.

NR 29 Segurança e Saúde no Trabalho Portuário.

Data: 22/03/2013
Alunos:
Rodrigo Moulin Ribeiro Pierott mat: 111210043
Jefferson Guilherme Teixeira mat: 110111606
Igor Amaral Neves de Nicolau mat: 111210126
Lucas Murara Francelino mat: 112111349
Igor Conrado da Silva Caetano mat: 111210100

Sumário:

Introdução – 1
Acessos àsembarcações -
Conveses -
Trabalho com máquinas –
Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais -
Lingamento e deslingamento de cargas
Operações com contêineres
Segurança na estivagem de cargas
Segurança nos trabalhos de limpeza e manutenção nos portos e embarcações
Recondicionamento de embalagens
Operações com Cargas Perigosas
Cabe ao trabalhador










Introdução:A NR 29 foi criada para regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis
de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.
IMPOSIÇÕES da NR 29: Organizar um Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (SESSTP), uma Cipa (CPATP) portuária, desenvolver Planos(PCE-Plano de Controle de Emergência, PAM-Plano de Ajuda Mútua), e os Programas das NR-7 (PCMSO) e NR-9 (PPRA) específicos do trabalho portuário.
Segundo especialistas, se a NR-29, que consolida a Convenção 137 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), não tivesse sido implantada para tratar da segurança e saúde do trabalho dos portuários, a situação estaria muito mais difícil nos portos emtodo o país. Para alguns técnicos da DRT (Delegacia Regional do Trabalho), os acidentes poderiam ser evitados, não só pelo comportamento do trabalhador, mas pela condição da operação. Hoje, os portos operam um grande volume de cargas e a rotatividade de navios é elevada. A quantidade de trabalhadores também aumentou recentemente. Para a Fundacentro, (entidade governamental do Brasil que atua empesquisa científica e tecnológica relacionada à segurança e saúde dos trabalhadores), o maior entrave na aplicação da Norma 29 continua sendo a forma de gestão da segurança na área portuária. As administrações dos portos estão voltadas para o embarque e desembarque no menor tempo possível, tornando o trabalho de alto risco.

A Norma Regulamentadora – NR 29, tem como principal objetivo regular aproteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários.
As disposições contidas nessa norma aplicam-se aos trabalhadores portuários em operações tanto em bordo como em terra, assim como aos demais trabalhadores que exerçam atividades nos portosorganizados e instalações portuárias de uso privativo e retroportuárias, situadas dentro ou fora do porto organizado.
Dentro dessa norma, existem as especificações que devem ser seguidas por todos os trabalhadores. Abaixo se encontram as mais relevantes:
Nas operações de atracação, desatracação e manobras de embarcações, devem ser adotadas medidas de prevenção de acidentes, com cuidados especiais aosriscos de prensagem, batidas contra e esforços excessivos dos trabalhadores.
Todos os trabalhadores envolvidos nessas operações devem fazer uso de coletes salva-vidas aprovados pela Diretoria de Portos e Costas - DPC, dotados de fitas retroreflexivas
→ Acessos às embarcações:
As escadas, rampas e demais acessos às embarcações devem ser mantidas em bom estado de conservação e limpeza, sendopreservadas as características das superfícies antiderrapantes
As escadas e rampas de acesso às embarcações devem dispor de balaustrada - guarda-corpos de proteção contra quedas
As escadas de acesso às embarcações devem possuir largura adequada que permita o trânsito seguro para um único sentido de circulação, devendo ser guarnecidas com uma rede protetora, em perfeito estado de conservação. Uma...
tracking img