Trabalho com familias : um desafio para os assistentes sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Novos Arranjos familiares
Podemos notar que nos tempos mais antigos os costumes e o respeito estavam acima de tudo; maridos tinham o poder de definição dentro de seus lares, mulheres tinhamcomo missão a conservação, e tinham em suas mentes que o homem e a mulher não viveriam separados.
Porem, com o passar dos anos, essa ideia foi mudando, pois as pessoas começaram a sentir anecessidade da privacidade.
Constatando-se no que diz respeito à evolução e organização interna no âmbito familiar, observamos que a partir da década de 90, as separações e divórcios cresceramacentuadamente; tornando-se necessária a legislação, incorporar as mudanças em relação às uniões consensuais dentro de um contesta sociocultural e jurídico.
Com os avanços industriais,tecnológicos e educacionais, constituiu-se uma mudança radical na vida das pessoas, que é a construção da auto identidade no mundo, onde as mulheres comuns que cuidavam das suas casas e filhos, semotivaram e foram atrás de seus direitos, e por isso, foram pioneiras em mudanças de grandes importâncias, elas tiveram o seu papel social redefinido, conquistando direitos políticos, acesso aeducação e passaram a ganhar o espaço publico no trabalho.
Comparando com os tempos modernos, podemos observar que coletividade deixou de ser o foco do relacionamento, as pessoas estão cada vez mais aprocura do individualismo, e através dos anos, essas mudanças e transformações estão interferindo cada vez mais a favor da diluição das famílias.
Evidentemente, o estudo da família abrangevários seguimentos e visões, com a modernidade a família deixou de ser vista sempre com a mesma forma de integração(pai, mãe e filho) e se transforma em complexos sociais, onde não hanecessidade de seguir as mesmas condições.
Então, contudo, os valores familiares mudaram, e através desses estudos a família passa por transformações onde foram melhores para o bem social.

Fim.
tracking img