Trabalho com ábaco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de aula: Prática Docente de Matemática

Plano de aula Educação de Jovens e Adultos

Série: Ensino Fundamental
Disciplina: matemática
Tema: adição com o uso do ábaco
Objetivo: 1)Espera-se que o aluno compreenda a origem do ábaco, 2) Espera-se que o aluno consiga construir o ábaco 3) Espera-se que o aluno se aproprie do uso do ábaco e resolva os exercícios propostos.Desenvolvimento: Em um primeiro momento, será apresentado aos alunos o ábaco, e assim, em uma leitura compartilhada e discutida, os alunos conhecerão a história do ábaco e sua utilização nas operações matemáticas.No segundo momento, será proposto aos alunos que confeccionem o ábaco, para que assim possam compreender melhor sua utilização. Para que os alunos compreendam melhor seu uso, será proposto algunscálculos no ábaco. No terceiro momento será entregue aos alunos folha de exercício com exercícios de adição que para sua resolução os alunos poderão fazer uso do ábaco para sua resolução.

Material:folha de atividade, caixa de ovos, palito de churrasco, caneta hidrocor e macarrão.

Avaliação: a avaliação será feita durante todo o processo da aula, desde a participação e interesse na leituracompartilhada, a confecção do ábaco e compreensão de seu uso para a resolução dos exercícios de adição.

Anexo das atividades a serem desenvolvidas.

Escola Municipal “Engenheiro Cláudio Abrahão”Nome:___________________________________________________ data:___/___/____
Ábaco
“O Ábaco de Macarrão”
Conta a lenda que o primeiro ábaco foi inventado há 2000 anos a.C., por um mandarimchinês, para tornar mais fácil para o povo, fazer contas e pagar-lhe, em mercadorias, os impostos que lhes deviam. Diz-se também que essa generosidade custou-lhe a vida, porque o povo acabou ficandoesperto demais para suportar os abusos do mandarim. Existem muitos tipos diferentes de ábacos, embora em princípio todos sejam equivalentes. No Japão o ábaco é conhecido por “soroban” e na China por...
tracking img