Trabalho cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO: UM PROCESSO QUE CONSTRÓI

RESUMO:

A avaliação não é apenas a decorrência de um processo normal de aprendizagem. Ela deve ser um instrumento de investigação que fornece dados de como o processo de aprendizagem está ocorrendo. No paradigma tradicional de avaliação os instrumentos têm a função de atestar os conhecimentos, ou seja, devolver o que o aluno aprendeu em forma de resposta.Numa concepção formativa de avaliação, os instrumentos não têm essa finalidade e sim de acompanhar a aprendizagem e de dar retorno ao aluno sobre como vai o seu processo de aprendizagem. A aprendizagem deve vir em primeiro lugar, pois nem sempre o resultado final de uma avaliação tradicional é exatamente aquilo que o aluno assimilou durante a aprendizagem. Deve-se ter em mente também se osinstrumentos usados levam a discussão sobre o sentido daquilo que se estuda e se levam o aluno a criar, a interagir com o outro e não apenas instrumentos que levem a conhecer elementos, memorizar e repetir o que já foi dito. Um aluno deve ser avaliado em seu todo, ou seja, tudo deve ser avaliado e observado e os resultados devem ser sempre interpretados e não corrigidos, pois eles indicam informaçõessobre o processo de aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE: avaliação, ensino e aprendizagem, instrumentos.

ABSTRACT:

The assessment is not just the result of a normal learning process. It should be a research tool which provides the data on how the learning process is occurring and could result in an intervention.
In the traditional paradigm of assessment tools are meant to demonstrate knowledge,or give back what the student learned in the form of response to an exam. In a design more formative assessment, the instruments that have no purpose but to monitor the learning and give feedback to the student about how will your learning process.
Learning must come first, because not always the end result of traditional assessment is exactly what the student has assimilated during theirlearning process. It should be borne in mind also the instruments used lead the discussion on the meaning of what is studied and taken home by students to create, to interact with each other and not just tools that lead to known elements, memorize and repeat what has already was said. A student must be assessed as a whole, ie it must be observed and evaluated and the results should always be interpretedand not corrected, since they indicate information about the learning process.

KEYWORDS: assessment, teaching and learning tools.

INTRODUÇÃO
Constantemente avalia-se filhos, amigos, companheiros, parceiros de trabalho fim de rever metas e estratégias para lidar com os problemas com os quais deparamos ao longo da vida. Na escola não pode ser diferente, precisa-se avaliar sempre e nãoapenas os alunos, mas, sobretudo as condições sobre as quais eles aprendem aquilo que se considera ser fundamental. Por isso, a escola na qual a avaliação não é instrumento constante no processo de ensino aprendizagem, não está vivendo a realidade. Assim, quando se analisa o processo de avaliação nas escolas, o que vem a tona, são todas as práticas educativas e todo o seu suporte teórico contextual.Avaliação não é um assunto que se possa separar das implicações vividas no dia a dia na escola. A avaliação adquire significado especial quando, através dela, chega-se a qualidade da educação que se pratica.
Deve-se pensar na avaliação de forma orientada, coerente e com uma visão ampla de aprendizagem. A avaliação é um instrumento transformador, um processo abrangente que implica numa reflexãosobre o fazer pedagógico.
Não se pode confundir avaliação com nota ou conceito. O insucesso escolar precisa ser pensado. As situações de ensino aprendizagem devem levar ao crescimento e não ao fracasso.
A avaliação é uma ação e não um julgamento. É a maneira de acompanhar o desenvolvimento, avanços, retrocessos e o processo de construção do conhecimento do aluno. Os erros e os acertos servem...
tracking img