Trabalho cientifico sobre liderança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Falar em público, seja durante uma reunião administrativa seja para a apresentação de um trabalho científico, frequentemente atemoriza as pessoas. Muitos indivíduos com extraordináriabagagem cultural ou científica perdem magníficas oportunidades, inclusive profissionais, simplesmente porque evitam falar em público e, em consequência, deixam de assumir uma posição de liderança entreseus pares.

Se a idéia de falar em público o deixa nervoso, apreensivo, desconfortável, saiba que isso não ocorre apenas com você. É raro, muito raro, o indivíduo que simplesmente não senteabsolutamente nada, diante da perspectiva de se defrontar com uma platéia, mesmo que essa platéia seja formada por gente conhecida. O receio de falar em público produz reações diversas em cada indivíduo,que podem variar desde uma ligeira apreensão até estados próximos do pânico.

O ensino profissionalizante, de um modo geral, não inclui um preparo específico para a apresentação pública de idéias ouobservações, sejam estas pessoais ou de terceiros. Isso faz com que a maioria dos indivíduos não esteja, basicamente ao menos, preparada para falar em público, sem qualquer inibição ou temor.

Ainformação técnica e profissional, intercambiada nas reuniões e congressos é de extrema valia para o crescimento e o progresso dos indivíduos. Entretanto, a inibição e o receio de falar em público,frequentemente privam numerosos indivíduos de contribuir com a sua experiência pessoal, em benefício dos seus pares ou associados.

Qualquer indivíduo, com algum treinamento, pode expor suas idéias,apresentar um trabalho ou fazer uma apresentação, sem maiores dificuldades, desde que conheça o assunto sobre o qual deverá falar, prepare adequadamente a sua apresentação e siga algumas regras básicas,aconselhadas pela grande maioria dos apresentadores.

Lembramos perfeitamente quanta "adrenalina" corria em nossas veias, em nossas primeiras apresentações, no início das nossas vidas profissionais....
tracking img