Trabalho ciencias do ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Primeiro Trabalho de Ciências do Ambiente

• 1- Importância de biodiversidade:
A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa ‘variedade de vida’.
A biodiversidade reúne toda a variedade de vida, desde micro-organismos até animais e plantas. É o conjunto de espécies queestabelece uma inter-relação na qual cada ser, por mais simples que seja, tem uma função fundamental na composição do ecossistema.
A biodiversidade funciona como uma máquina, em que animais e vegetais são suas engrenagens. Por exemplo, se uma espécie de vegetal for comprometida, poderá ocasionar a extinção daquele animal que o tem como base de sua dieta. Esse animal que se extinguiu, por sua vez,possuía uma função na cadeia alimentar ou na própria natureza.
A preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.
As indústrias têm focalizado sua atenção às florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas não pensam que essa exploração pode alterar ou impactar as áreas de possível extração


• 2-Situação atual da perda de biodiversidade no Brasil e suas causas:

Os problemas ambientais de âmbito nacional (no território brasileiro), relacionados à degradação da diversidade biológica ocorrem desde a época da colonização, estendendo-se aos subseqüentes ciclos econômicos (pau-brasil, cana, café, ouro). 

Atualmente, os principais problemas estão relacionados com as práticas agropecuáriaspredatórias, o extrativismo vegetal (atividade madeireira) e a má gestão dos resíduos urbanos. 

Sendo os principais agravantes de ordem rural e urbana, os seguintes: 

- perda da biodiversidade em razão do desmatamento e das queimadas; 
- degradação e esgotamento dos solos decorrente das técnicas de produção; 
- escassez da água pelo mau uso e gerenciamento das bacias hidrográficas; 
-contaminação dos corpos hídricos por esgoto sanitário; 
- poluição do ar nos grandes centros urbanos. 

O índice de desmatamento em nosso território é tão alarmante que chega a pontuar proporcionalmente o Brasil como o segundo país, atrás apenas da China, com maiores áreas devastadas em todo o mundo.

A floresta Amazônica, tida como a maior reserva natural do planeta, já teve cerca de 15% de suaárea original desmatada, e de Mata Atlântica restam apenas 7% de sua composição silvestre. 

De acordo com ambientalistas, na Amazônia, uma área de aproximadamente 50 mil km2 é atingida por queimadas em períodos de um ano. Por causa disso, ocorre um empobrecimento do solo, acelerando o processo de desertificação. A fumaça liberada, além de causar problemas à saúde, também contribuem para oaquecimento do planeta e as alterações climáticas.


• 3- Unidades de Conservação – tipos e objetivos:

As Unidades de Conservação, instituídas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação, são áreas protegidas por lei pelo fato de apresentarem importância do ponto de vista ambiental.
O SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza) foi criado pela Lei N. 9.985, em 18 de julhode 2000 e define Unidades de Conservação como: “espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam as garantias adequadas de proteção;”.
O SNUC foi criado para atender aodisposto no Art. 225 da Constituição, (§1º, inciso I) onde consta que é dever do Poder Público “preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas”.
De acordo com esta lei (N.º 9.985) existem cinco tipos de unidades de conservação:
(1) Estação ecológica, as áreas assim determinadas são de domínio público, ou seja, se alguma propriedade...
tracking img