Trabalho Ciclo do Nitrogênio

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO TECNOLÓGICO
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
PROFESSORA:
DISCIPLINA: QUALIDADE DA ÁGUA II







CICLO DO NITROGÊNIO











Maio de 2013
Índice

3 ---------------------- Introdução

4---------------------- Formas do Nitrogênio

6---------------------- Ciclo de nutrientes em um ambiente aquático7---------------------- Nitrificação e microrganismos responsáveis

8---------------------- Desnitrificação e microrganismos responsáveis

9--------------------- Ciclo do Nitrogênio e Adubação Verde

11---------------------- Eutrofização de Águas

12---------------------- Conclusão

13---------------------- Bibliografia









Introdução

A grande maioria dos seres vivos nãoá capaz de utilizar o nitrogênio atmosférico para assimilação proteica. Ao contrário do carbono e do oxigênio, o nitrogênio é muito pouco reativo do ponto de vista químico, e apenas certa bactérias e algas azuis possuem a capacidade de captar o nitrogênio presente na atmosfera e transforma-lo em compostos úteis aos demais seres vivos. A falta de nitrogênio disponível para utilização implicamuitas vezes, num fator determinante ao crescimento vegetal.
Este processo pelo qual o nitrogênio circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio.



















Formas do nitrogênio: minerais e orgânicas

Cerca de 98% do nitrogênio do solo está ligado à matéria orgânica, constituindo o chamado nitrogênio orgânico.Este nitrogênio orgânico é, principalmente, o produto da biodegradação de plantas e animais mortos, sendo eventualmente hidrolisado à NH4+ (nitrogênio inorgânico), o qual pode ser oxidado à NO3- (nitrogênio inorgânico) pela ação das bactérias presentes no solo. O chamado nitrogênio mineral, o qual é assimilado pelas plantas, pode ser encontrado em três formas distintas: nitrogênio amídico (porexemplo, o nitrogênio da ureia), nitrogênio amoniacal (representado por NH4), nitrogênio nítrico (representado por NO3, ou nitrato). É importante ressaltar que todo o nitrogênio orgânico está na forma de N-NHx (amina, amida, imidas) e por esta razão o primeiro produto de sua mineralização é sempre o nitrogênio amoniacal (NH3 ou NH4+). Enquanto se encontra na forma amoniacal é adsorvido no solo e não seperde com facilidade por lavagem. Quando está na forma de nitrato é facilmente arrastado pela água, perdendo-se para as plantas, indo contaminar as águas superficiais e profundas.
O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% dela é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás (N2), outros repositórios consistem em matéria orgânica ou húmus, que apresentam o nitrogêniona forma de R-NH2 formando complexos orgânicos, nos solos e oceanos. Embora seja extremamente abundante na atmosfera, o nitrogênio é frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas. Isto ocorre porque as plantas só conseguem usar o nitrogênio sob três formas sólidas: íon de amônio (NH4+), íon de nitrito (NO2-) e íon de nitrato (NO3-), cuja existência não é tão abundante. Estescompostos são obtidos através de vários processos tais como a fixação e nitrificação. A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário para o crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio é tóxico a elas em grandes concentrações. Os animais recebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outras matérias orgânicas.

Legenda:
1- Mineralização (Amonificação)
2-Imobilização (Assimilação)
3- Equilíbrio químico (dependente do pH)
4,5 – Nitrificação
6,7 – Desnitrificação
8 – Fixação
9 – Imobilização (Redução Assimilativa – Plantas)
10 – Decomposição e complexação
11 – Lixiviação










Ciclo do Nitrogênio em Ambiente Aquático

No ambiente aquático, o nitrogênio pode ser encontrado nas seguintes formas: nitrogênio molecular (N2), em...
tracking img