Trabalho ciêntifico familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SOUZA CAMPOS

PROJETO DE PESQUISA
Família, Sociedade e Educação

AMERICANA

2009
INSTITUTO SOUZA CAMPOS

Ana Maria Neves
Marilza T. Rosa Cunha
Rosana de Fátima Neves

PROJETO DE PESQUISA
Família, Sociedade e Educação

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso de desenvolvimento familiar para Educadores do Instituto Souza Camposcomo pré-requisito para sua conclusão.
Orientador do PAC: Breno Martins Campos

AMERICANA

2009
Sumário

INTRODUÇÃO__________________________________________________

____________04

1 - Falando sobre Família e Sociedade___________________________________________05

2 - Falando sobre Família e Educação___________________________________________093 - Mensagem á Família_____________________________________________________

__11

Considerações Finais______________________________________________________

___12

Referências Bibliográficas______________________________________________

_______13

Introdução

Neste trabalho procuramos mostrar o quanto é importante a família na vida do ser. Em uma breve reflexão notamos que tudose inicia através da família.
O desenvolvimento do ser humano até mesmo sua personalidade e seu caráter é através da família que você adquire hábitos e costumes sejam eles bons ou ruins. O desenvolvimento físico afetivo é cognitivo e iniciado no antro familiar, é a partir daí que temos a formação do indivíduo como pessoa.

1 - Falando sobre a Família e SociedadeSem Deus não há vida, sem família não há base e sem amigos não há mundo colorido.
Verena

Família é uma entidade, é uma sociedade formada por indivíduos e ligada por laços afetivos. Já iniciada antes mesmo de Cristo, ela foi colocada para gerar frutos, sejam bons ou ruins, mas é através da família que tudose inicia. Quando falamos de família já pensamos na sua formação e o que faz parte dela, pai, mãe, filhos e avós.
A família é um grupo social primário, desempenha uma função formativa no desenvolvimento cognitivo-afetivo do individuo no modo como esse se situa e interage na sociedade. É através da identificação com os primeiros membros, mãe, pai e demais da família, que o indivíduo desenvolve oseu comportamento e seu processo de socialização.
Segundo o Jornal Missão Jovem:
A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas nos é dada como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos,portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, constantemente, e com muito amor.
A família parece estar à deriva, sem referência, impotente e desprotegida diante dos embates do consumismo, bombardeada pelos meios de comunicação e incapaz de dar uma resposta a esses ataques.
Ela fica na defensiva. A impressão que se tem é a de que ela se conserva como umreduto afetivo, baseado principalmente na segurança do amor dos pais pelos filhos, e que se ressente, cada vez mais, da indeterminação dos papéis masculino e feminino.
É possível ouvir hoje arautos que falam da família em tom triunfal, enquanto que, em outros contextos, se escutam depoimentos de verdadeiras catástrofes. Para alguns, a família é um conceito conservador, só defendido pelosretrógrados.
A família foi e ficará sempre o fundamento da sociedade. Ela transcende a qualquer partido político, sociedade, associação ou a qualquer outro gênero de agrupamento humano: ela é constituída por relações de amor! Na origem de tudo, há um amor conjugal que chama a vida a participar desse amor.
A família vem de uma opção. De fato, ela existirá a partir do momento em que um...
tracking img