Trabalho Capacita O Cultura Um Conceito Reacion Rio

614 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUDO DE CULTURA E ARTE CURSO DE FILOSOFIA CAPACITAÇÃO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA I PROFESSORA: ADA KRÖEF ALUNA: REJANE DE SOUSA OLIVEIRA

Fichamento: Cultura: Um conceito reacionário?

09 de junho de 2013
Cultura: Um conceito reacionário?
O conceito de cultura é reacionário, pois, desvincula as atividades de seu contexto social, compartimentando-as (encaixotando, padronizando) conforme os objetivos do segmento dominante.
“A cultura enquanto esfera autônoma só existe a nível dos mercados de poder, dos mercados econômicos, e não a nível da produção, da criação e do consumo real.”
Desse modo o conceito de cultura funciona juntamente com o capital, dominando e submetendo a nível de subjetividade , assim como o capital sujeita a nível econômico .
Cultura de massa e singularidade
A cultura de massa produz a subjetividade, incutindo valores e sistemas hierárquicos (esses menos explícitos do que os rígidos sistemas modernos), produzindo até mesmo a subjetividade inconsciente, e essa produção é totalmente direcionada conforme os fins capitalísticos.
Guattarri a partir disso propõe um modo de se opor a subjetivação capitalística, que seja capaz de instituir outro tipo de subjetividade condizente com os nossos desejos, e novos valores, rejeitando esses impostos com o objetivo de manipular. Desse modo a cultura é por ele apontada como um conceito que entrava nossa capacidade de pensar o novo, fora dos moldes vigentes, bem como pensar sobre o funcionamento real dos processos.
Guattarri expõe a

Relacionados