Trabalho bioquimica proteina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................

2 OBJETIVO..............................................................................................................

3 MATERIAIS............................................................................................................

4 RESULTADOS........................................................................................................



1 INTRODUÇÃO
A proteína, formada por centenas de aminoácidos ligados por ligaçõespeptídicas constituem importantes funções em nosso organismo, tais como transporte de oxigênios, vitaminas e minerais e entre outros. Em sua forma espacial, observamos estruturas primárias,secundárias, terciárias e quaternárias.
Na estrutura primária, há somente uma sequência simples de aminoácidos e suas respectivas ligações. Na secundária, a cada quatro aminoácidos há formação de ligaçõesde hidrogênio com os hidrogênios e oxigênios ressonantes dos resíduos, proporcionando a conformação beta e alfa hélice. Já na terciária, a interação se dá entre todos os aminoácidos, podendo serhidrofóbica ou por pontes de dissulfeto.
No entanto, a estrutura quaternária só é possível com duas ou mais cadeias. Quando há desnaturação, seja por calor, alteração de pH ou ação de solventesorgânicos, as estruturas quaternárias, terciárias e secundárias são desorganizadas, uma vez que os agentes desnaturadores quebram as ligações de hidrogênio e podem acabar com a interação hidrofóbica.

2OBJETIVO
O objetivo desta aula prática foi caracterizar a presença das proteínas em solução, verificar experimentalmente a precipitação de proteínas com e sem desnaturação, relacionar asobservações práticas com a teoria de propriedades gerais, estrutura e isolamento de proteínas, assim como avaliar as alterações protéicas por influências do meio externo.

3 MATERIAIS
- Tubos de...
tracking img