Trabalho Biomedicina x fonaldiologia

861 palavras 4 páginas
Biomedicina
A Biomedicina (antes, Ciências Biológicas - Modalidade Médica) é uma ciência que atua no campo de interface entre Biologia e Medicina, voltada para a pesquisa das doenças humanas, seus fatores ambientais e eco epidemiológicos, com o objetivo de compreender as causas, efeitos, mecanismos e desenvolver e/ou aprimorar diagnósticos e tratamentos.
Iniciou com a Lei nº 6.684 de 3 de setembro de 1979 que regulamenta em conjunto as profissões de Biólogo e Biomédico, seguida da Lei nº 6.686, de 11 de setembro de 1979 que dispunha sobre o exercício das análises clínico-laboratoriais pelo Biomédico. Esta última Lei continha o seguinte enunciado no seu artigo 1º:
" Art. 1º - Os atuais portadores de diploma de Ciências Biológicas Modalidade Médica, e os que venham a concluir o curso até julho de 1983 poderão realizar análises clínico-laboratoriais, assinando os respectivos laudos, desde que comprovem a realização de disciplinas indispensáveis ao exercício desta atividade".
Fonoaudiologia
É a ciência que tem como objeto de estudo as funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e a comunicação humana, que é a função neurológica mais complexa que o sistema nervoso pode processar, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.
A Fonoaudiologia chegou ao Brasil em meados da década de 1940, os fonoaudiólogos eram conhecidos como: logopedistas, terapeutas da palavra, terapeutas da fala, reeducadores, realfabetizadores, entre outros. Em 1981 o deputado Otacílio de Almeida, unindo todos os projetos apresentados mas sem êxito, resultou finalmente na aprovação da profissão. No dia 9 de dezembro de 1981, foi homologada pelo presidente da república a profissão de

Relacionados