Trabalho biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO 3
Materialmente a Terra é um sistema quase fechado; muito pouca matéria entra ou sai; as transformações sobre ou dentro delaprecisam vir de combinações de matéria já existente. Energeticamente, contudo, a Terra é um sistema aberto.

Recebe energia constante do sol que precisa re-irradiar de voltapara o espaço a fim de manter uma temperatura controlada. A energia flui para a terra e retorna para fora novamente. A matéria precisa fluir em ciclos.
Este trabalho tem como objetivo definir o queé ciclos biogeoquímicos e a importância dos ciclos para o meio ambiente. Será feita uma breve explanação do assunto, onde serão abordados os temas biogeoquímicos.
Os ciclos biogeoquímicoscompreendem uma inter-relação entre os aspectos físicos, químicos e biológicos. No decorrer do trabalho, serão abordados alguns ciclos, entre eles: ciclo do nitrogênio, carbono. O estudo desses ciclos se tornacada vez mais importante, com, por exemplo, para avaliar o impacto ambiental que um material potencialmente perigoso, possa vir causar no meio ambiente e nos seres vivos que dependem direta ouindiretamente desse meio para garantir a sua sobrevivência. É essencial a compreensão do funcionamento dos ciclos para um melhor monitoramento da poluição; estabelecimento de técnicas de manejo, tendo emvista das necessidades sustentáveis; determinação e controle da perda de fertilizantes; uso racional de recursos hídricos e minerais; controle do aumento de CO2 na atmosfera.CONCLUSÃO 9
Conclui-se que se denominam Ciclos Biogeoquímicos o intercâmbio de elementos que acompanha ganhose perdas de energia, gerando um ciclo entre o meio biológico e o meio geofísico.
A existência dos ciclos confere à biosfera poder de auto-regulação ou homeostase, assegurando a vida e a perenidade...
tracking img