BANCO DE DADOS
ÍNDICE
1 - CONCEITOS GERAIS DE BANCO DE DADOS 1
1.1 - Conceitos 1
1.2 - Representação Física do Banco de Dados 2
1.3 - Visões do Banco de Dados 2
1.4 - Vantagens do Banco de Dados em relação à arquitetura tradicional 3
2 - ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS 5
2.1 – Sequencial 5
2.2 - Indexado 5
3.3 -Sequencial Indexado 6
3.4 - Relativa ou Direta 6
3.5 - Invertido 7
3 - NORMALIZAÇÃO DE DADOS 8
3.1 - Definição 8
3.2 - Primeira Forma Normal (1FN) 8
3.3 - Segunda Forma Normal (2FN) 8
3.4 - Terceira Forma Normal (3FN) 9
4 - MODELO DE ENTIDADE E RELACIONAMENTO (MER) 11
4.1 - Definição 11
4.2 - Representação Gráfica 11
4.3 - Cardinalidade de Relacionamentos 12
4.4 -Atributos do Relacionamento 13
4.5 - Grau do Relacionamento 14
1 - CONCEITOS GERAIS DE BANCO DE DADOS
1.1 - Conceitos
BANCO DE DADOS - É o arquivo físico, em dispositivos periféricos, onde estão armazenados os dados de diversos sistemas, para consulta e atualização pelo usuário.
S.G.D.B. (SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS) - É o software responsável pelo gerenciamento (armazenamentoe recuperação) dos dados no Banco de Dados.
DADO - É o valor do campo quando é armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" para quem está fazendo a entrada de dados.
CONTEÚDO DO CAMPO - É o valor do campo armazenado no Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" sem ser, momentaneamente, utilizado, armazenado na Base de Dados.
INFORMAÇÃO - É o valorque este campo representa para as atividades da empresa. Ex. Resposta a uma consulta. Qual os nomes do clientes localizados no Rio de Janeiro?
MODELOS DE BANCO DE DADOS - Modelo Relacional, Modelo Hierárquico e Modelo em Rede. Representa a estrutura física no qual o armazenamento dos dados foram projetados. O modelo identifica a estrutura interna de recuperação e armazenamento dos dados no qualo SGBD foi projetado.
1.2 - Representação Física do Banco de Dados
1.3 - Visões do Banco de Dados
a - VISÃO INTERNA - É aquela vista pelo responsável pela manutenção e desenvolvimento do SGBD. Existe a preocupação com a forma de recuperação e manipulação dos dados dentro do Banco de Dados.
b - VISÃO CONCEITUAL - É aquela vista pelo analista de desenvolvimento e pelo administrador dasbases de dados. Existe a preocupação na definição de normas e procedimentos para manipulação dos dados, para garantir a sua segurança e confiabilidade, o desenvolvimento de sistemas e programas aplicativos e a definição no banco de dados de novos arquivos e campos. Na visão conceitual, existem 2 (duas) linguagens de operação que são:
a) Linguagem de definição dos dados (DDL) - Linguagem quedefine as aplicações, arquivos e campos que irão compor o banco de dados (comandos de criação e atualização da estrutura dos campos dos arquivos).
b) Linguagem de manipulação dos dados (DML) - Linguagem que define os comandos de manipulação e operação dos dados (comandos de consulta e atualização dos dados dos arquivos).
c - VISÃO EXTERNA - É aquela vista pelo usuário que opera os sistemasaplicativos, através de interfaces desenvolvidas pelo analista (programas), buscando o atendimento de suas necessidades.
1.4 - Vantagens do Banco de Dados em relação à arquitetura tradicional
1.4.1 - DEFINIÇÕES
SISTEMA TRADICIONAL - São aqueles em que os dados do sistema estão armazenados fisicamente separados um do outro. O acesso é feito pelos programas de aplicação, associando o nomeexterno dos arquivos e definindo todo o registro independente da utilização dos campos.
SISTEMA DE BANCO DE DADOS - É aquele em que os dados são definidos para o S.G.B.D., através da DDL (linguagem de definição de dados). Fisicamente estão armazenados em um único local, sendo o acesso realizado apenas através do S.G.B.D. Nos programas de aplicação, é necessário apenas definir os campos que serão...