Trabalho avaliativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
lho

TRABALHO AVALIATIVO
 
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA GERAL
 
Nome: Danyelle Encarnação
 
Com base nos textos trabalhados em aula e lidos na disciplina, responda as questões abaixo, procurando construir a respostas com coerência, lógica interna e boa argumentação:
 
1.                 Como o conhecimento sociológico pode contribuir com a compreensão de mundodos sujeitos e com o entendimento da sociedade em que estamos inseridos?
 
Considero que o conhecimento sociológico contribui de maneira importantíssima para a compreensão do meio em que estamos inseridos para que possamos criar um pensamento crítico à cerca de diversas problemáticas que envolvem as relações humanas e sociais, se desvencilhando de paradigmas que engessam ou distorcem uma visãoaltruísta. Possibilitando maior racionalização e sistematização das ideias num contexto complexo e diversificado, num âmbito mais abrangente do relacionamento dos homens entre si e da cultura que os envolvem, estudando suas diversas formas de associação e de organização. Nos permite entender a sociedade em que estamos inseridos de uma maneira racional e questionadora, identificando as causas dosfenômenos sociais, procurando compreender o contexto global que envolve cada ser humano e nos fazendo refletir a cerca de possíveis mudanças.
A sociologia nos convida à observação da realidade social, suas causas, seus fenômenos e as maneiras de intervenção, fazendo-nos refletir, explicar, interpretar e criticar a sociedade nos afastando da mera limitação da reprodução de comportamentosimpostos apenas com o objetivo de atender expectativas exteriores, para que nos desperte sentimentos importantes que estão cada vez mais em desuso e considerados até mesmo “démodé” como a solidariedade, o altruísmo e a fraternidade, e assim contribuindo para a formação humanista de cada indivíduo. É um estimulante à busca incessante de um entendimento próprio do mundo, das pessoas, do Governo, dotrabalho como um todo, incentivando o questionamento e se necessário a interferência em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
É o impulso propulsor que falta à humanidade como um todo e que muitas vezes quando é inerente ao indivíduo costuma ser podado pelo “Sistema” desde a infância, já que a inércia atende melhor aos interesses dos que detém o poder.
  
2.         Com base nos textos doProf. Rossatto, apresente as características principais da sociedade brasileira.
 
Com base nos textos do Professor Rossatto, podemos dividir as características da sociedade brasileira conforme segue:
 
O modelo colonial: Colonizador dominando e explorando a atividade comercial para a exportação, onde as colônias são instrumentos a serviço do conquistador. Influência cultural européia impondonos índios sua cultura por considerarem a cultura regional inferior. Domínio político e social. Além de obrigar os aborígines à prática do Cristianismo.      
Quatro pilares do sistema: o latifúndio, a monocultura, a escravidão e ao monopólio, onde se dividia a sociedade em senhores e escravos. Tendo como principais ciclos econômicos o ciclo da cana de açúcar, da mineração, do gado, do fumo edo café. Característica: Prevalência dos interesses dos senhores de latifúndio.
Temos com isso uma sociedade de múltiplas facetas que se manifesta nas diferentes regiões culturais com intensa miscigenação.
Modernização Dolorosa: Assim como na época da colonização a evolução recente da sociedade favoreceu os setores tradicionais, onde atravessamos o século XX diferentemente de outros países daEuropa, fortalecendo os grandes latifúndios. Levando muitos migrantes à marginalização econômica, social, política e cultural, com distribuição de renda cada vez mais concentrada. Forte distância entre ricos e pobres. Falta de consolidação política.
·        Sociedade desigual - marcado por contrastes;
·        Sociedade Estruturalmente Arcaica – discriminação racial e desigualdades sociais e...
tracking img