Trabalho automação da soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
21. Automação na Soldagem 21.1. Introdução
A necessidade em aumentar a produtividade, superar a escassez de trabalho qualificado e o aumento crescente das exigências de segurança elevaram a demanda pela automação, superando assim, muitos dos problemas do dia a dia da soldagem. Dependendo da necessidade de uma organização, baseado nos processos de soldagem, material, tamanho e geometria doproduto o grau de automatização escolhido pode ser maior ou menor. Desde de 1920 a Industria tem através dos anos, mudado quase completamente as técnicas de produção de rebites para a solda, para a fabricação de juntas permanentes e para a produção de estruturas monolíticas e a fabricação de produtos de engenharia Desde da aceitação da soldagem como um método de fabricação, para a produção decomponentes críticos, os engenheiros de produção e os operadores de solda têm aspirado em mecanizar o processo, com o intuito de aumentar a produtividade, reduzir a fadiga no trabalho e para operar com sucesso em ambientes perigosos. Isto resultou no desenvolvimento de inovações, como a solda por gravidade, oxiacetileno, a mecanização da solda a arco usando eletrodo revestido (SMAW). A guerra é um estímulovigoroso para novas invenções e desenvolvimento tecnológico, levando a um progresso considerável na mecanização da soldagem, ao atender a elevada demanda da construção naval, construção de aviões e fabricação de objetos individuais para o exército durante a guerra mundial de 1939-45. A aceleração da mecanização na soldagem foi sentida realmente pela Industria a partir de 1950, durante o processode reconstrução depois da guerra, com os programas de expansão de fabricas na Europa e nos EUA, resultando no desenvolvimento de novas técnicas de soldagem, e de um desenvolvimento na mecanização dos processos da soldagem, seguido pelo desenvolvimento de soldagem remota e de Robôs. A meta deste capitulo é de descrever, resumidamente, os diferentes estágios da automação, começando com o sistema desoldagem manual de arco, até aos robôs de soldagem, e de se definir as condições de uso de cada processo.

21.2. Seqüências de soldagem e Classificação de Processos
Na maioria dos métodos de soldagem a seqüência seguinte precisa de ser seguida para alcançar a fabricação de uma junta de solda, assumindo para isso as operações preliminares como limpeza, preparação de extremidade e fixação demata-juntas. 1. Ajunte as partes por pontos de solda nas extremidades ou empregando gabaritos e fixadores. Colocar as peças montadas perto da tocha de solda e vice verse Inicie, para soldagem à arco, golpeando o eletrodo na peça, e para soldagem à resistência, trazendo o eletrodo em contato com a peça, dando início à passagem de corrente. 4. Crie movimento relativo entre a tocha e a peça, para que otrabalho atinja a velocidade desejada. 5. Regule as variáveis de soldagem como a tensão, a corrente, a taxa de alimentação do arame, etc. para controlar o comprimento do arco no caso de soldagem a arco, e a profundidade do metal fundido e da poça em soldagem de eletro-escória.

6. Pare a soldagem simplesmente parando o movimento relativo entre a peça e a ponta da tocha. Se a poça de solda é paraser alimentada, então a deposição do metal deverá ser feita antes que a corrente seja desligada automaticamente. 7. Mova a ponta de solda para a posição que ela vai ser usada na próxima soldagem 8 - Retire a peça que foi completada . Esta operação pode ser feita antes ou depois de se re-posicionar a ponta de solda, e as duas operações podem ser feitas simultaneamente . A realização das tarefasacima é necessária para qualquer uma das seguintes técnicas: (i) soldagem Manual (ii) soldagem Semi-automática (iii) soldagem Automática (iv) soldando Automatizada (sistema de soldagem flexível) (v) controles Adaptáveis junto com sistemas de soldagem automática ou automatizada (vi) soldagem à Distancia (vii) soldagem com Robô

21.2.1. Soldagem Manual
Implica que todas as oito operações de...
tracking img