Trabalho aula 4 direitos humanos anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (282 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Preferimos o Presidencialismo - que é um sistema de governo no qual o presidente da república é chefe de governo e chefe de Estado. Como chefe de Estado, é ele quem escolhe os chefes dos grandesdepartamentos ou ministérios. Juridicamente, o presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. A expressão "presidencialismo de coalizão" ,caracteriza o padrão de governança brasileiro expresso na relação entre os Poderes Executivo e Legislativo. A noção sugere a união de dois elementos - sistema político presidencialista mais a existência decoalizões partidárias.

As origens partidárias do presidente e do parlamento são desvinculadas. O eleitor pode optar por eleger um presidente de um partido e um representante parlamentar deoutra agremiação. Assim, o presidencialismo difere do parlamentarismo justamente pelas origens distintas dos poderes executivo e legislativo. Ao passo que, no parlamentarismo, o executivo surge dacorrelação de forças entre os partidos eleitos para o parlamento, no presidencialismo o executivo deriva da eleição direta do presidente pela população. A coalizão refere-se a acordos entrepartidos e alianças entre forças políticas para alcançar determinados objetivos. Na maioria das vezes a coalizão é feita para sustentar um governo, dando-lhe suporte político no legislativo (emprimeiro lugar) e influenciando na formulação das políticas (secundariamente).

Em sistemas multipartidários, nos quais há mais do que dois partidos relevantes disputando eleições e ocupando cadeirasno Congresso, dificilmente o partido do presidente terá ampla maioria no Parlamento. Assim, alguns partidos - ou muitos, dependendo da conjuntura política - se juntam para formar um consórcio deapoio e sustentação ao chefe de governo.

Bibliografia: http://daleth.cjf.jus.br/revista/SerieCadernos/

Os Direitos Econômicos e Sociais
A evolução histórica e doutrinária

Direitos...
tracking img