Trabalho ato inseguro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de começar ... Algumas definições ... ACIDENTE É um evento indesejável e inesperado que produz desconforto, ferimentos, danos, perdas humanas e ou materiais. Ao contrário do que muitas pessoasacham, o acidente não é obra do acaso, nem da falta de sorte e pode ser evitado.

SEGURANÇA É disciplina que visa eliminar ou reduzir os efeitos de fatores perigosos que conduzem ao acidente, sejaem uma simples residência ou em uma indústria. Para um especialista em Segurança, os acidentes são "causados" por fatores conhecidos, previsíveis e controláveis.

FATORES DETERMINANTES DE ACIDENTECondição Insegura - É a condição do ambiente que cause um acidente ou contribua para sua ocorrência.

Ato Inseguro – Todas as ações conscientes ou inconscientes que possam causar acidentes ouferimentos.

Estatisticamente sabe-se que os "atos inseguros" são responsáveis por mais de 90% dos acidentes das mais diversas naturezas e ainda que uma condição insegura normalmente é resultado de um atoinseguro.

Situações abaixo podem levar ao ato inseguro: » Excesso de confiança. » Agir sem ter conhecimento especifico do que está fazendo . » Não valorizar medidas ou dispositivos de prevençãode acidentes. » Exceder limites de máquinas, veículos ou do corpo humano . » Uso de veículos para fins de demonstração como em pegas. » Imprudência e negligência. » Improvisações.

CAT - Comunicaçãode Acidente de Trabalho É o documento padronizado pelo INSS, utilizado pela empresa ara informar a Previdência Social, o acidente de trabalho.

A emissão da CAT é importante para: » Que o acidenteseja legalmente reconhecido pelo INSS; » Que o trabalhador receba o auxílio acidente, se for o caso, bem como as indenizações que gerar o acidente; » Que o acidente seja legalmente reconhecido peloINSS; » Que o trabalhador receba o auxílio acidente, se for o caso, bem como as indenizações que gerar o acidente; » Que os serviços de saúde tenham informações sobre os acidentes e doenças e possam...
tracking img