Trabalho asssalariado e capital (karl marx)

1737 palavras 7 páginas
TRABALHO ASSSALARIADO E CAPITAL (KARL MARX)
Pensemos, pois, na primeira questão: O que é salário? Como se determina?
Se perguntarmos aos operários: - Que salário recebem? Um deles responderá: - Recebo dois marcos: etc. Conforme diferentes ramos a que pertencessem, assim nos indicariam diversas quantias que recebem dos respectivos patrões, pela execução de um determinado trabalho, como, por exemplo, tecer uma peça de um pano ou por compor uma página tipográfica. Mas apesar da diversidade das afirmações que fazem, todos estão de acordo num ponto: o salário é a quantia em dinheiro que o capitalista paga por um determinado tempo de trabalho, ou pela execução de determinada tarefa.
Dir-se-ia, portanto, que o capitalista compra aos operários o seu trabalho com dinheiro. Estes vendem seu trabalho por dinheiro. Mas só na aparência é que isto se passa. Na realidade o que os operários vendem por dinheiro ao capitalista é a sua força de trabalho. O capitalista compra essa força de trabalho por um dia, uma semana, um mês, etc. E uma vez comprada, utiliza-a fazendo trabalhar o operário durante o tempo estipulado. Com essa mesma quantia de dinheiro com que o capitalista comprou a força de trabalho do operário, os dois marcos, por exemplo, ele poderia ter comprado duas libras de açúcar. Os dois marcos com que comprou doze horas da força de trabalho são o preço dessas doze horas de trabalho. A força de trabalho é, portanto, uma mercadoria, tal e qual como o açúcar. A primeira avalia-se com o relógio, a segunda com a balança.
Os operários trocam a sua mercadoria – a força de trabalho – pela mercadoria do capitalista – o dinheiro – e essa troca realiza-se na verdade em determinadas proporções: tanto dinheiro por tantas horas de utilização de força de trabalho. Para trabalhar ao tear durante doze horas, dois marcos. E esses dois marcos não representarão todas as outras mercadorias que se podem adquirir por dois marcos? O operário trocou assim uma mercadoria, a força de trabalho, por

Relacionados