Trabalho aps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1016 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório Parcial
O que foi feito?

Necessitamos erguer uma massa de 100 gramas, além do peso do eletroimã com o torque gerado pelo motor do guindaste. Para tanto, aplicaremos um sistema de redução (a ser calculada) envolvendo duas catracas, uma menor ligada ao eixo do motor e uma maior, ligada ao carretel do eletroimã. dessa forma o torque é calculado da seguinte forma: T = (P/w)(rel) onde Té o torque, P a potência do motor, w é a rotação do motor e rel a relaçao de redução, sendo calculada como perímetro da catraca maior/perímetro da catraca menor.

Para cálculo da potência do motor, amarra-se um objeto de peso P a sei eixo e observa-se quanto demora para se chegar até uma certa altura H. Com esses dados, a potência é calculada. w pode ser calculado enrolando-se um fio ao eixo domotor e deixando-o desenrolar por um determinado tempo. Com o comprimento do fio desenrolado, calcula-se a rotação.

Além disso, um sistema de roldanas será utilizado para otimização da transmissão de força pelo fio que suporta o eletroimã.

Eletroimã: Escolheu-se um eletroimã do tipo ferradura para este projeto, por esse apresentar uma boa força eletromagnética para sustentar a massa que sequer levantar. Para tanto, usaremos fio de cobre esmaltado (26 - 30) e daremos um número de voltas que consiga gerar um campo magnético satisfatório sem a necessidade de uma corrente alta.

Muito ainda deve ser feito e o tempo está cada vez mais escasso. mas acreditamos que será possível apresentar um bom projeto dentro do prazo.

próximo passo: Realizar todos os cálculos acima apresentados,mapear o campo magnético na extremidade do eletroimã e começar a implementação e os testes com os resultados obtidos.
Postado por Thiago às 18:11 0 comentários
Pré projeto...
Segue abaixo o pré-projeto, com os objetivos e diretrizes do trabalho:

Título do Projeto: “Mini-guindaste” eletromagnético
Componentes:
Gustavo Ferreira Viana - gerbil@hotmail.com
Thiago Messner Delfino -thiagodelfino@hotmail.com
Antônio Victor Carnielli - victorcarnielli@hotmail.com

O que queremos saber?
Com esse projeto buscamos aprender sobre a montagem e funcionamento de motores movidos à força eletromagnética e de eletroímãs.

O que fazer? Para quê fazer?
Será feito um “mini-guindaste” utilizando um motor elétrico, de atração, com 3 ou 6 tempos de potência (a ser estudado qual o melhor paraeste tipo de projeto, dependendo da potência necessária).
O projeto consiste na junção de um motor simples, com a função de transformar energia elétrica em energia mecânica, acoplado a um carretel com um cabo, e um eletroímã na extremidade deste, formando assim um “mini-guindaste” para objetos metálicos.
A escolha deste projeto se justifica pelo fato de podermos aplicar grande parte doconhecimento adquirido durante as aulas, e também por termos que pesquisar outros necessários para o desenvolvimento desse fora da sala de aula, além de possuir diversas aplicações cotidianas.

Porquê fazer?
Para podermos aplicar na prática o que aprendermos em sala, assim facilitando o aprendizado da matéria, e adquirirmos maior experiência na parte de construção de motores e eletroímãs.Os eletroímãs eos motores elétricos, principalmente separadamente, têm diversas aplicações no cotidiano. Estão presentes em diversas máquinas, como eletrodomésticos, equipamentos de construções civis, equipamentos médicos e odontológicos, brinquedos, entre outros, o que os torna muito importantes.
Através de pesquisas em livros, enciclopédias e sites de Internet é possível obter facilmente informações sobre oscomponentes (motor elétrico e eletroímã) que serão utilizados no projeto.

Como vamos fazer?
A montagem do projeto está dividida em vários passos:

1.Inicialmente o grupo discutirá sobre os modelos do eletroímã e do motor. Usaremos como base modelos obtidos no website “Feira de Ciências”;

2.No segundo passo, iremos analisar alguns modelos de eletroímãs e motores elétricos em funcionamento...
tracking img