Trabalho apresentado a disciplina comunicação e linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1331 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade relatar as diferenças entre os gêneros textuais.No qual os escolhidos foram a ata, o bilhete e o atestado para diferenciar quando no cotidiano das empresas ou da vida civil.
Tendo como objetivo descrever a estrutura e a finalidade de cada um dos documentos citados.
Os métodos usados para o desenvolvimento do trabalho foram a leitura; pesquisa,debates entre os grupos e livros, escolhendo os seguintes textos técnicos a primeira, ata por apresentar uma estrutura formal e discursiva o bilhete sendo mais informal e simples e o atestado sendo um documento de justificativas em diversas áreas para seus devidos fins.
“Na ata não deve haver abreviaturas.
Os números- datas, valores,etc.- deve ser escritos preferentemente, por extenso.”Carmo,Claudia Grisólia, 1997
Bolsa nacional do livro
Edição original- Curitiba-Parana”

Ata
Não pode ter parágrafo, não pode existir margem, não pode pular linha, sendo tudo de forma discursiva. A ata deve ser numerada de 001 ate o infinito.
Deve conter o nome do estabelecimento ou da empresa, vinculada a um conselho, colocando também a sua área, com a data do dia da mesma (Por extenso ex: vinte seisde setembro de dois mil e seis), constando também o local onde foi realizado, na cidade ou em outro local. Deve ser declarado aberto, contendo o horário (dezenove horas), nome do presidente por escrito, que dirigiu a reunião. Deve ser relatado os membros que estiveram presentes no mesmo, sete homens, oito mulheres e dois visitantes e citar de qual setor pertence (se necessário escrever os nomesdos participantes presentes principalmente, e nome completo dos visitantes é muito importante). Relatar o que foi discutido em pauta e quem leu se houver artigos registrar na ata o titulo e a fonte da leitura devendo ser preparada previamente de preferência. Deve sempre ler a ata anterior que foi aprovada por unanimidade. A seguir procede-se a chamada nominal dos presentes (para facilitar a vida dosecretario(a) lê -se somente o primeiro nome dos presentes). Se houver alguma correspondência recebida, convite apresentar aos presentes, não se esquecendo de informá-los: data, local e horário. Informando os relatórios; as prestações de contas; empresas ou estabelecimento visitadas ( não e necessária em ata os detalhes ou por menores das visitas, salvo fatos de relevância . ex. falecimento,hospitalização ou problemas graves de moradia ). Pode se fazer um sorteio para eleger o próximo secretario ( se não houver o titular). Fazer as escalas para as visitas as serem realizadas, permanecendo as mesmas comissões visitadoras nas mesmas empresas, caso ocorra outras missões o presidente é quem escala para visita. Caso exista coleta especificar o seu rendimento . ( é proibido rasuras ou usarcorretivo em palavras ou frases erradas, caso ocorra alguns erro de palavra ou frase, coloquem logo a seguir da palavra ou frase erradas uma “ virgula” e usem o termo “digo” e escrevam a palavra ou frase correta, a partir da ultima palavra correta, como no exemplo a cima). O tesoureiro ( especificar o nome), apresenta o relatório do caixa relatando despesas, aquisições e receitas se houver. Nada maishavendo a tratar o presidente encerra a reunião ao horário o secretario( nome completo ) lavra a presente ata que após lido e aprovada por todos os presentes segue assinada pelo secretario, presidente e todos os presentes.
Bilhete
É um texto simples e breve, em que se informa algo de maneira informal.
Hoje em dia, com a informatização dos escritórios ele é muitas vezes substituídos pelo correioeletrônico.
Quando for escrito em papel é necessário o uso de bom censo não esquecendo a boa educação e a gramática.
Exemplo: Ana,
Preciso que você de uma conferida nos números do relatório, que deixei na sua mesa.
Obrigado,
Teresa

Atestado
O atestado medico e uma espécie de documento onde você recebe por um medico especialista em uma determinada área na qual você procurou, pois...
tracking img