Trabalho ANISAKIASE TRIQUINOSE

1336 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE TECNOLOGIA
MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS

ANISAKIASE
TRIQUINOSE

Thaise Campos de Oliveira

Profa. Dra. Beatriz de Cássia Martins Salomão

NATAL - RN
ABRIL / 2015

Introdução Este trabalho possui abordagem de parasitoses transmitidas por alimentos (Anisakiase, Triquinose). Agente etiológico, epidemiologia, alimentos envolvidos, quadro clínico, ciclo de vida dos parasitas, tratamento, prevenção.

Agente etiológico Anisakiase é a infestação humana por larvas de vermes nematoides pertencentes ao gênero Anisakis, Pseudoterranova (anteriormente chamado Phocanema) e outros. É uma parasitose transitória que decorre da contaminação de peixes marinhos crus, parcialmente cozinhados ou ligeiramente marinados contendo larvas vivas. O verme do bacalhau, bem conhecido entre nós, pertence ao gênero Pseudoterranova. Mede de 2 a 5 cm de comprimento, a sua cor é ligeiramente rosada e é geralmente enrolado sobre si mesmo na carne do peixe.

Epidemiologia
Alguns milhares de casos, foram reconhecidos no mundo desde a identificação da doença em 1995, em especialmente nos países onde se come tradicionalmente peixe cru (sushi, sashimi japonês, arenque cru holandês, seviche sul-americano). A anisakiase é no entanto relativamente rara na América do Norte por causa dos modos habituais de preparação do peixe, que permitem matar as larvas.

Alimentos envolvidos
Peixes marinhos (bacalhau, salmão, arenque, carapau), frutos do mar crus, parcialmente cozinhados ou ligeiramente marinados contendo larvas vivas.

Quadro clínico
Os sintomas começam de quatro a seis horas após a refeição. Dores gástricas manifestam-se primeiro, frequentemente acompanhadas por náuseas, mais raramente por vômitos. Em seguida, a gravidade dos sintomas varia conforme o número de vermes ingeridos e a espécie de nematóide em presença (Anisakis é mais agressivo). A atividade das larvas no tubo digestivo pode originar uma simples

Relacionados