Trabalho Anatomofisiolog

442 palavras 2 páginas
Resenha do Filme “O ÓLEO DE LORENZO”

O filme basea-se em uma historia real, onde o casal de historiadores Augusto e Michaela acabam descobrindo uma doença rara é incurável em seu filho Lorenzo Odone o que acaba levando esses pais a uma busca fervorosa pela cura com esperança de salvar seu primogênito da morte. Durante os oito anos de idade Lorenzo apresenta sintomas da rara doença genética a adrenoleucodistrofia (ADL) que segundo Micheli (2002) esta ligada ao cromossomo X e as mais frequentes aparições costumam se manifesta durante o período de 4 a 8 anos.
Na ocasião em que sues pais receberam o diaginostico do filho, começaram um busca ciêntifica para entender essa enfermidade que iria destruir lentamente o cérebro de Lorenzo tornando cego, surdo, paralitico e incapacitado de se comunicar. Dessa maneira começarão a busca nos poucos artigos ciêntificos alem de procura em livros de medicina da época com objetivo de discutir com os médicos formas de tratamentos e maneiras de amenizar os sintomas da doença de seu filho. Começaram com um busca a respeito dos mecanismos celulares básicos passando noites em bibliotecas pois durante essa época não se tinha acesso fácil tanto a computadores quanto a internet. Durante suas pesquisas quando pensava-se que havia sido encontrado informações relevantes para amenizar o sofrimento de Lorenzo, levavam essas informações aos professores do curso de medicina que acabavam os tratando com um certo preconceito por serem “leigos” em Medicina e Bioquímica, alem disso outras barreiras foram encontradas a impossibilidade de realização de testes em humanos e dificuldade de acha parceiros bioquímicos com a habilidade necessária para produzir as formulas do óleo que acreditavam que poderia curar seu filho.
A ADL segundo Karp (2005) é resultado de um efeito na proteína de uma membrana que transporta ácidos graxos de uma cadeia muito longa (VLCFAs) para o interior dos peroxissomos onde são metabolizados. De modo que na falta dessa

Relacionados