trabalho analeticia 2

739 palavras 3 páginas
CÂNCER

CÂNCER ocupacional ou câncer relacionado ao trabalho é a neoplasia decorrente de uma exposição do trabalhador aos agentes cancerígenos no ambiente profissional.Dos 5oo mil casos de câncer registrados todos os anos,pelo menos entre 20 mil e 25 mil estão relacionados à ocupação do paciente.
Um levantamento do INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER(INCA)lista 19 tipos de câncer malignos relacionados ao trabalho,entre eles encontra-se o câncer de bexiga.
Câncer da bexiga são crescimentos celulares malignos dos tecidos que formam a bexiga urinária.A bexiga é um orgão que se localiza no centro abaixo no abdômem e armazena a urina.

O trato urinário feminino e o masculino são praticamente iguais. A diferença fica por conta do comprimento da uretra.
A incidência dos tumores de bexiga é cerca de três vezes maior nos homens do que nas mulheres, aumentando com a idade. Ocorre mais nos países mais desenvolvidos que nos outros, talvez em razão de uma maior exposição (não protegida) a fatores químicos cancerígenos.
Cerca de um em cada quatro casos de câncer de bexiga é provocado pelo contato com agentes químicos.Esses produtos químicos são chamados de cancerígenos.Essas substâncias estão vinculadas ao tumor,dentre elas as mais importantes são o fumo e as aminas aromáticas encontradas nas industria de tintas,couro, borracha.
A maior parte desses agentes cancerígenos se encontra na indústria química,que vão desde a manufatura dos produtos;a indústria petroquímica possuem derivados do petróleo que podem levar ao câncer; as indústrias extrativas mineral(mineradoras)faz o uso comunente da sílica que possui um alto potencial para o desenvolvimento de tumores na bexiga. Vários estudos epidemiológicos suportam a relação entre essas substâncias e o câncer de bexiga. Outras

Relacionados

  • Catalogo hospitalar
    55462 palavras | 222 páginas