TRABALHO AMARILDO A MORENINHA

4773 palavras 20 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
ENREDO 5
CLÍMAX E DESFECHO 10
LINGUAGEM 10
PERSONAGENS 11
Personagens principais 11
Personagens secundários 16
Outros personagens 17
NARRADOR 17
DISCURSO NARRATIVO 18
TEMPO 18
ESPAÇO 19
Espaço físico: 19

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é fazer uma análise literária do romance A Moreninha de autoria do escritor brasileiro Joaquim Manuel de Macedo publicado em 1844. Essa obra marca o inicio da ficção do romantismo no Brasil. É considerado o primeiro romance tipicamente brasileiro, pois retratou hábitos da juventude burguesa carioca, contemporânea à época de sua publicação.
Escrito no mesmo ano que Joaquim Manuel de Macedo se formou em medicina, esta obra rendeu-lhe fama de forma tão intensa que o levou a abrir mão da carreira médica para dedicar-se exclusivamente à literatura e ao jornalismo.

ENREDO

A história de A Moreninha gira em torno de uma aposta feita por estudantes de Medicina. Filipe convida os três amigos (Leopoldo, Fabrício e Augusto) a passarem o final de semana na casa de sua avó, em uma ilha, onde se encontrariam com duas primas e sua irmã. Augusto é visto pelos amigos como um namorador inconstante, ele mesmo chegando a dizer que seria incapaz de namorar uma única mulher por mais de três dias. Por isso, Filipe decide fazer uma aposta com o amigo, essa aposta seria de que se o Augusto saísse apaixonado da ilha por uma única mulher e que se esse amor durasse mais de 15 dias, ele teria que escrever um romance. Em contrapartida, se isso não acontecesse, seria Felipe que teria que escrever um romance.
“No dia 20 de julho de 18... na sala parlamentar da casa n.º... da rua de..., sendo testemunhas os estudantes Fabrício e Leopoldo, acordaram Filipe e Augusto, também estudantes, que, se até o dia 20 de agosto do corrente ano, o segundo acordante tiver amado a uma só mulher durante quinze dias ou mais, será obrigado a escrever um romance em que tal acontecimento

Relacionados