Trabalho alexandre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

Responsabilidades das Empresas







[pic]





ANA CAROLINA
CIRLENE BRAGA
RAFAEL


TURMA DE GESTÃO AMBIENTAL
2º PERÍODO – FIJ











O que é Medicina do Trabalho?

O primeiro serviço de medicina do trabalho surgiu no ano de 1830 na Inglaterra, com a Revolução Francesa. Um proprietário de uma fábrica têxtil preocupadocom o fato de que seus operários não dispunham de nenhum cuidado médico a não ser aquele propiciado por instituições filantrópicas, procurou seu médico para que indicasse qual seria a maneira pela qual ele, como empresário poderia resolver a situação de seus funcionários, pois os mesmos exerciam funções aceleradas e desumanas de produções.
Seu médico logo indicou que o empresário colocasse nointerior de sua fábrica seu próprio médico, que serviria de intermediário entre ele, os seus trabalhadores e o público. Deixando-o visitar a fábrica, sala por sala, sempre que existam pessoas trabalhando, de maneira que ele possa verificar o efeito do trabalho sobre as pessoas. E se ele verificar que qualquer dos trabalhadores está sofrendo a influência de causas que possam ser prevenidas, a elecompetirá fazer tal prevenção. Dessa forma o empresário poderá dizer: meu
médico é a minha defesa, pois a ele dei toda a minha autoridade no que diz respeito à proteção da saúde e
das condições físicas dos meus operários.


Por que é importante a Medicina do trabalho nas Empresas?
• Porque previne,  detecta e faz um diagnóstico antecipado dos possíveis agravos à saúde, relacionados aotrabalho naquele local.
• É obrigatório, pela lei 6.514
QUEM FAZ PARTE?
• Engenheiro de Segurança do trabalho
• Médico do trabalho
• Enfermeiro do trabalho
• Auxiliar de enfermagem do trabalho
• Técnico de Segurança do Trabalho


Caberá a Medicina do trabalho
Aplicar os diversos instrumentos e mecanismos de que tem conhecimento e que estão ao seu alcance, com oobjetivo de proteger a saúde dos trabalhadores , quer solucionando problemas existentes, quer na prevenção de futuros.
E por consequência , a manutenção da força produtiva de trabalho.



Medicina do Trabalho na Empresa
Dependendo do tamanho da empresa e do número de empregados é essencial ao Serviço de Medicina do Trabalho traçar prioridadesde atendimento, com critério predeterminado de acordo com o tipo de empresa, região e outros fatores que possam ser importantes a considerar.


Instrumental Adequado
• Carrinho de emergência contendo:
1. Cardioscópio
2. Desfribilador
3. Eletrocardiógrafo
4. Medicamentos
Em havendo remoção, é necessário o preenchimento do respectivo relatório e guia para autorização deremoção, expedida pelo médico socorrista










Instrumentos




[pic] [pic]



[pic] [pic]


O que é Segurança do trabalho?

• Segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes detrabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.
É definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras (NRs), leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

Porque a empresaprecisa constituir uma equipe de segurança?
Porque é exigido por lei. Por outro lado, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho.

Por que Prevenir Acidentes?
Para além do custo em termos de perda de vidas e de sofrimento para os trabalhadores e as suas famílias, os acidentes afetam...
tracking img