Trabalho Agua

Páginas: 2 (431 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2015
A estiagem que vem ocorrendo no Rio Grande do Sul neste Verão baixou bastante o nível dos rios e das lagoas, desde aquelas no Litoral Norte, até a Lagoa Mirim, no Chuí.
A Lagoa da Pinguela e outrasa ela interligadas no litoral norte do RGS estão com um nível crítico para a navegação. A foz dos rios e canais, já assoreadas em níveis normais, estão com nível tão baixo que impede a navegação damaioria das embarcações de recreio.
O Guaíba está com nível bem baixo em relação aos últimos anos. O canal de navegação está por atingir o nível crítico: se baixar muito mais, os navios poderão ter quenavegar com carga reduzida para diminuir o calado.
Nível das águas e referências de nível.
A "Régua da Harmonia" indica a profundidade do Guaíba. É o registro oficial no Estado. O valor zero da réguaindica calado de 17pés (5,18m) nos canais do Guaíba. Os canais de navegação do rio são dragados a 6m, no mínimo, oferecendo, portanto, 80cm de segurança (junto aos taludes do canal a profundidade podeser menor).
Quando o nível das águas torna-se inferior ao zero da régua, os navios são obrigados a reduzir a carga transportada para que o calado fique compatível com a redução de profundidadeocasionada pela estiagem.
O engenheiro Orlando Sanches, Chefe da Divisão de Operação e Fiscalização da SPH, informou que em 2 de dezembro de 1999 a régua mediu -5cm (menos 5), e que já houve estiagem pior,marcando -30cm. O nível atual de estiagem portanto, não é absurdo, mas implica em medidas restritivas de navegação. As leituras da Régua da Harmonia mês a mês por alguns anos pode ser baixada daqui.
Ozero da Régua da Harmonia está localizado 23,72cm abaixo do nível médio do mar (marégrafo de Torres), e 38cm abaixo do zero hidrográfico da Marinha, segundo informação do Engº Hermes Vargas dosSantos, chefe da Divisão de Estudos e Projetos da SPH.
A profundidade de um ponto do rio em determinado momento é a profundidade assinalada pela carta náutica, menos 0,38m, mais a leitura da Régua da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho Agua
  • Trabalho aguas
  • Trabalho das aguas
  • TRABALHO DE AGUA
  • PARA TRABALHO DA AGUA
  • Projeto de trabalho sobre água
  • Trabalho de tratamento de agua
  • Trabalho sobre águas de hidratação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!