Trabalho Agricultura Organica Peduardo

1449 palavras 6 páginas
AGRICULTURA ORGÂNICA NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS E DESAFIOS

1

Faculdade Integrado de Campo Mourão – Campo Mourão –PR.

Resumo
A agricultura orgânica tem-se destacado como uma das maiores alternativas de renda para os pequenos agricultores, devido à grande demanda mundial por alimentos mais saudáveis e rentáveis. Onde a agricultura orgânica, também conhecida como agricultura biológica, é um sistema de produção, que tem por objetivo principal preservar a saúde do meio ambiente, os ciclos, as atividades biológicas do solo e a biodiversidade, é a forma de cultivo mais preocupada com a saúde dos seres humanos e por isso é um tipo de agricultura que se desenvolve com culturas livres de agrotóxicos e fertilizantes químicos. E por fim a agricultura orgânica está relacionada com a agroecologia, uma área que se preocupa com a produção ecologicamente sustentável, sendo que seus princípios agro ecológicos mais importantes da agricultura orgânica são: o respeito pela natureza, a diversificação de culturas, o solo como organismo vivo e a independência dos sistemas de produção.

Palavras-chave: agricultura familiar, pequeno produtor, agricultura biológica.

Introdução

Agricultura orgânica é um sistema de manejo sustentável da unidade de produção que tem grande privilégio a preservação ambiental, a agrobiodiversidade, os ciclos biogeoquímicos e a qualidade de vida humana.
Devem ser sistemas que além do reduzido uso de insumos externos ao sistema, ser economicamente produtivos, com eficiência na utilização de recursos naturais, e respeito ao trabalho. Os alimentos produzidos precisam ser livres de resíduos tóxicos, mesmo após o processamento. A agricultura orgânica reúne todos os modelos não convencionais de agricultura biodinâmica, natural, biológica, permacultura ou agroecológica, para se contrapor ao modelo convencional.
A produção orgânica no Paraná está em franca expansão. O governo do Estado vem desencadeando ações nesta área desde 1982, quando no município de Agudos do

Relacionados