Trabalho aerobico e anaerobico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho Aerobico e Anaerobico

Exercícios aeróbicos são aqueles que temos condições de suportar por períodos prolongados, realizados com movimentos leves a moderados sem nos sentirmos desconfortáveis ou fatigados, com predomínio do sistema de produção de energia em que o oxigênio tem participação direta. Nestes exercícios, maior é a duração e menor a velocidade dosmovimentos. Do ponto de vista da saúde, os exercícios aeróbicos são quase uma "poção mágica". Eles podem ajudá-lo a emagrecer, combater o estresse, melhorar o sistema imunológico e reduzir o risco de algumas doenças. Aeróbico significa "que vive no ar", e quando relacionado a exercícios, refere-se a atividades que aumentam o consumo de oxigênio e a freqüência cardíaca.
Grandes grupos musculares sãocontraídos repetidamente, como as pernas e os braços, aumentando a freqüência respiratória e cardíaca.
Na realização de exercícios aeróbicos nosso corpo produz energia através da utilização da gordura (ácidos graxos livres) e, em pequena proporção, proteínas. Nesse momento são fundamentais a presença e a utilização do oxigênio para a produção de energia, de uma forma mais lenta que nasanteriores, mas em quantidade e duração muito maiores.
Nas atividades aeróbicas, o principal combustível utilizado pelo organismo são as gorduras.
É essa forma de produção de energia que nos permite executar tarefas com grandes grupos musculares por um tempo considerável, sem chegarmos à fadiga.
Tipos de exercícios aeróbicos:

Caminhar
NadarPedalar
Patinar
Dançar
Correr a baixas velocidades (jogging)
O exercício anaeróbio utiliza uma forma de energia que independe do uso do oxigênio, daí o termo anaeróbio. É um exercício, de alta intensidade e curta duração. Envolve um esforço intenso realizado por um número limitado de músculos. São exemplos de exercícios anaeróbios os exercícios de velocidade com ou sem carga, de curtaduração e alta intensidade, como a corrida de cem metros rasos, os saltos, o arremesso de peso. Exercícios de força ou exercícios resistidos, com peso como a musculação também é considerada um exercício anaeróbio.

Nos exercícios anaeróbios a fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida,para intercalar períodos de descanso com períodos de atividade. Os exercícios anaeróbios de velocidade não podem ser suaves, pois a demanda de sobrecargas para o organismo será sempre considerável, sendo a atividade classificada como moderada ou exaustiva. No entanto, os exercícios anaeróbios lentos podem variar de exaustivos à muito suaves, neste último caso impondo menores sobrecargas ao organismodos que os exercícios aeróbios contínuos.
Os movimentos que realizamos no nosso dia-a-dia são um misto de atividades físicas aeróbicas e anaeróbicas.
Um programa completo de exercícios deve apresentar os dois tipos de atividade física, para melhorarmos a resistência cardio-respiratória, além de fortalecer músculos, desacelerar a perda de massa muscular e evitar a perda de massaóssea e também muito alongamento para manter e melhorar a flexibilidade muscular. Nos exercícios anaeróbios a fadiga muscular surge mais.
Para perda de gordura corporal, ambos os exercícios (aeróbios e anaeróbios) produzem efeitos, pois ambos irão acelerar o metabolismo. O ideal é associar estes dois tipos de exercícios a dieta alimentar. Os exercícios físicos terão a função de acelerar ometabolismo. A dieta, de produzir um pequeno déficit calórico, obrigando o organismo a metabolizar as reservas de gordura.
Do ponto de vista de substratos energéticos metabolizados durante o exercício, apenas o exercício aeróbio pode metabolizar gorduras para a produção de energia necessária ao esforço físico. Entretanto, esta quantidade é extremamente baixa em vista das quantidades...
tracking img