Trabalho administração de marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

TEMA:LIXO ELETRONICO

DATA: 14/04/2010
1. Definição de Lixo Eletrônico:

Lixo eletrônico ou resíduo eletrônico se refere a todos os produtos eletrônicos que deixaram de ter utilidade, como computadores, DVDs, CDs, lâmpadas fluorescentes e filmadoras, entre outros.

2. Estudo sobre descarte de Lixo Eletrônico no Mundo e no Brasil:
Só para se teruma idéia os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Podemos dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do planeta.
Segundo estudo realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (Pnuma) após a constatação de que o crescimento econômico dos países emergentes levou a um maior consumo doméstico, com uma classe médiacada vez mais forte e estabilidade econômica para garantir empréstimos para a compra de eletroeletrônicos. Mas, junto com isso, veio à produção sem precedentes de lixo.

A estimativa é de que, no mundo, 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico são produzidas por ano. Grande parte certamente ocorre nos países ricos. Só a Europa seria responsável por um quarto desse lixo. Mas a ONU alerta agorapara a explosão do fenômeno nos emergentes e a falta de capacidade para lidar com esse material, muitas vezes perigoso

Por ano, o Brasil abandona 96,8 mil toneladas de computadores. O volume só é inferior ao da China, com 300 mil toneladas. Mas, per capita, o Brasil é o líder. Por ano, cada brasileiro joga fora o equivalente a 0,5 quilo desse lixo eletrônico. Na China, com uma população bemmaior, a taxa per capita é de 0,23 quilo, contra 0,1 quilo na Índia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O Brasil é o mercado emergente que mais produz volume de lixo eletrônico por pessoa a cada ano.

3. O que causa esse aumento acelerado dos resíduos eletrônicos?
Antigamente as novidades não estavam disponíveis em tempo real, elas eram desenvolvidas e distribuídas no mercadoa conta gotas, primeiro aos países desenvolvidos e depois aos emergentes e os na época chamados subdesenvolvido, hoje denominados países em desenvolvimento, eram os últimos a receber de terminados tipos de tecnologia.
Atualmente os lançamentos mundiais estão disponíveis no mercado na mesma velocidade de seu desenvolvimento.
O Brasil é um país emergente e hoje se pode dizer que as novidadespraticamente chegam aqui em simultaneidade com o resto do mundo.
Outro fator no Brasil que contribui para esse aumento dos resíduos eletrônico é que:
O governo nos últimos anos tem adotado a política de redução de impostos e ampliação do financiamento para que os computadores se tornassem acessível a todas as classes sociais inclusive as Classes C e D.
Imaginem um usuário de computador em médiacostuma ficar em média de 18 a 24 meses com seu equipamento eletrônico. Ou seja, um usuário de computador não mantém seu computador por mais de dois anos em sua posse. E senão reciclar o seu equipamento significa que teremos mais lixo nas lixeiras.
O computador tem vários elementos retirados da natureza e os diversos materiais da sua composição podem ser reciclados.

4. Componentes Básicosde Um Computador:

Um computador tem como elementos básicos e conhecidos plásticos e metais e também elementos extremamente danosos à saúde humana como chumbo, cádmio, belírio, mercúrio, etc. Veja quadro abaixo:


5. PC Verde

Companhias como Apple e Acer anunciaram uma nova geração de computadores que teriam sido desenvolvidas tendo como foco o meio ambiente.
Essescomputadores denominados “verdes” seguiriam os padrões de baixo consumo e energia, além de matéria prima sem alguns componentes nocivos a saúde, segundo as companhias os materiais de composição podem ser mais facilmente reciclados.
O Greenpeace, uma ONG que lida com questões ambientais, criou um ranking contendo vários pré-requisitos para as empresas serem consideradas “verdes”, ou seja, empresas que...
tracking img