Trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Bacharelado em Serviço Social
Disciplina: Análise de Políticas Sociais
Profª Drª Karen Sasaki
Tutora: Profa. Dáfne Martins Fróes
Gisélia Barreto Silva Pereira
Maria Helena de Lira Fraga
Naiara Liana Oliveira Telles de Souza
Rejane Novais dos Santos de Oliveira

PROJETO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL MANGUE AZUL

Salvador
2012

UNIVERSIDADE SALVADOR –UNIFACS
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
Gisélia Barreto Silva Pereira
Maria Helena de Lira Fraga
Naiara Liana Oliveira Telles de Souza
Rejane Novais dos Santos de Oliveira

PROJETO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL MANGUE AZUL

Atividade apresentada como requisito parcial para aprovação na disciplina Análise de Políticas Sociais do Curso de Serviço Social da UNIFACS sob acompanhamento da Profª KarenSasaki e da tutora Prof. Dáfne Martins.

Salvador
2012
PROJETO DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL MANGUE AZUL

Identificação

O Projeto de Mobilização Social Mangue Azul aqui proposto, tem como principal objetivo a preservação do mangue da Comunidade do Alto do Tororó localizada no bairro de São Tomé de Paripe, que há alguns anos vem sofrendo com a degradação causada pela ação dos próprios moradoreslocais que jogam lixo diretamente no manguezal.
O que se propõe é que seja realizado um trabalho de conscientização ambiental na comunidade do Alto do Tororó no sentido de melhorar a qualidade de vida dos moradores da região que dependem exclusivamente do mangue em questão, com a participação conjunta de todos. Este projeto contará com o grupo de profissionais como Assistentes Sociais,Pedagoga e Educador ambiental, que darão total apoio no desenvolvimento deste projeto de mobilização.

Elaboração do Projeto:
Gisélia Barreto – Acadêmica 5º Semestre Serviço Social
Maria Helena Fraga – Acadêmica 5º Semestre Serviço Social
Naiara Liana de Souza – Acadêmica 5º Semestre Serviço Social
Rejane Novais – Acadêmica 5º Semestre Serviço Social

Equipe Implementação:

Ana Carla de Souza –Assistente Social
Flávia Teixeira – Pedagoga
Paloma oliveira – Educadora Ambiental

Objetivo Geral:
Promover a educação ambiental da população do Alto do Tororó e despertar a importância do desenvolvimento sem o comprometimento do meio ambiente.

Objetivos Específicos:
- Cadastra todos que tiverem interesse em participar de palestras e programas socioeducativos da mobilização social.
- Estimular osjovens da comunidade a participar ativamente da mobilização.
- Despertar o interesse dos gestores das empresas em serem parceiros nesta mobilização.

Justificativa:
Os fatores que justificam a mobilização social são os efeitos causados pela comunidade local ao despejar resíduos e lixo de toda espécie, diretamente no mangue provocando a poluição hídrica.
Temos como objetivocriar um programa socioeducativo tanto para despertar o interesse da preservação do mangue na comunidade como também da importância de fazer corretamente o descarte do lixo residencial, pois, não basta apenas dizer que é errado jogar lixo no mangue, mas é preciso sensibilizar a comunidade, que poderão contribuir elaborando palestras educativas sobre meio ambiente dando suporte a mobilização.Trata-se uma mobilização voltada para o desenvolvimento da comunidade local, de caráter preventivo no que diz respeito ao meio ambiente e que busca desenvolver e implantar ações direcionadas ao amadurecimento da população para que as gerações futuras não venham a sofrer com os danos causados ao mangue em um futuro não muito distante.
Esta mobilização surge da necessidade deconscientizar os moradores desta comunidade da importância em manter o equilíbrio entre o desenvolvimento e o meio ambiente, da necessidade de educar essa comunidade sobre como preservar ainda mais o meio ambiente que é sua fonte de sustento, de como armazenar adequadamente o lixo doméstico e da importância de reciclar. Conscientizar que a degradação deste ecossistema coloca em risco todo o equilíbrio...
tracking img