Trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU – FVC

1 FACULDADE VISCONDE DE CAIRU – FAVIC









2 MARIA JOSÉ LESSA ADORNO





EVOLUÇÃO DA MULHER
NO MERCADO DE TRABALHO







Salvador

2009
1 MARIA JOSÉ LESSA ADORNO









EVOLUÇÃO DA MULHER
NO MERCADO DE TRABALHO





Projeto de Artigo apresentado como requisito parcial deavaliação da disciplina Projeta de Pesquisa Orientada I, do curso de Administração com habilitação em Gestão de Negócios da Faculdade Visconde de Cairu, do 7º semestre noturno, sob orientação do Profª. Lídia Chagas de Santana.










Salvador
2009
SUMÁRIO


1 REFLEXÕES INICIAIS 3

2 ASPECTOS DE DELINEAMENTO DA PROPOSTA x
2.1 JUSTIFICATIVA x
2.2 RELEVÂNCIA DO TRABALHO x
2.3QUESTÕES NORTEADORAS x
2.4 OBJETIVOS x
2.4.1 Objetivo Geral x
2.4.2 Objetivos Específicos x

3 REFERENCIAL TEÓRICO x
3.1 CONCEITOS INICIAIS x
3.2 ESTRUTURA DO PODER JUDICIÁRIO BAIANO x

4 ASPECTOS METODOLÓGICOS x
4.1 PROPOSTA METODOLÓGICA x

5 RECURSOS – ORÇAMENTO (item opcional) x

6 CRONOGRAMA x

7 REFERÊNCIAS x
1 REFLEXÕES INICIAIS

O Tema que será abordado é discorrido dointeresse crescente de profundas transformações sobre a evolução da mulher no mercado de trabalho em relação ao seu papel na economia, na família e na sociedade nos últimos anos, tendo seu inicio por volta do século XIX com a Consolidação do sistema capitalista e a I e II Guerra mundial na qual as mulheres tiveram que assumir a posição dos homens, antes posicionadas como meras dona do lar e educadorados filhos.Com a evolução do tempo elas vêm tomando espaço no mercado trabalhista com determinação e muita garra ocupando postos de excelência como juíza, delegada, governadora, deputada e em funções que antigamente só eram executadas por homens como por exemplo motorista de caminhões, tratores, pilotão jatos, comanda tropas entre outras e ainda assim não deixando de ser peça fundamentalna rotina administrativa familiar.


2 ASPECTOS DE DELINEAMENTO DA PROPOSTA

2.1 JUSTIFICATIVA
O tema em questão merece destaque devido a evolução busca da mulher ao longo do tempo no mercado de trabalho, no qual vem exercendo funções de liderança e ainda assim em muitos casos se ver de forma bastante visível a descriminação e o preconceito.










2.2 RELEVÂNCIA DOTRABALHO
Algumas organizações atualmente estão mais antenadas e dando maior valor as mulheres, mas se ver ainda algumas resistência para se delegar cargo de valor como liderança ou chefia de confiança para mulheres, principalmente se este cargo tenha sido exercido anteriormente por um homem.
Mas nem sempre isso acontece, pois quando não é impedida pela estrutura masculina do poder que rege agrande maioria das empresas, ela própria não acredita no seu potencial.

2.3 QUESTÕES NORTEADORAS

❖ A mulher é reconhecida no mercado de trabalho atualmente?
❖ Existem leis que favoreçam o desenvolvimento da mulher no ambiente de trabalho?
❖ A descriminação e o preconceito influência o desenvolvimento da mulher no âmbito trabalhista?
❖ Existem leis criadas no Brasil para defender odireito da mulher no trabalho?
❖ As organizações têm ajudado para mudar a visão existente entre homem e mulher no ambiente de trabalho”?















4. OBJETIVOS



2.4.1 Objetivos Gerais

A evolução da mulher no Mercado de Trabalho e na sociedade de modo geral não foi fácil, onde aos poucos a mesma prova sua competência profissional, habilidade de trabalhar em equipe,criatividade e liderança, conquistando mais espaço e rompendo barreiras do preconceito mostrando que além dos afazeres domésticos elas são capazes de desenvolver papeis profissionais com eficiência e eficácia.
Essa dificuldade de diferenciação vem desde o princípio da vida que segundo a Bíblia Deus criou primeiro o homem e depois a mulher na espécie de procriar e gerar novas vidas.
Na...
tracking img