Trabalho academico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RECICLAGEM DE CONCRETO

1. INTRODUÇÃO
O desperdiço de resíduos em um processo de construção é praticamente inevitável. Quando não há uma tecnologia apropriada para o reaproveitamento ou reciclagem de um resíduo, certamente esse material será depositado na natureza e poderá ocasionar inúmeros problemas para o meio-ambiente. Em algumas ocasiões, o problema talvez não seja a falta de tecnologiapara a reciclagem, mas sim a falta de uma legislação mais rigorosa, e falta de conscientização da população também agrava o problema.
É de grande importância a reciclagem desses resíduos da construção, pois geram grandes benefícios como: redução no consumo de matéria-prima não renovável de origem natural; redução de áreas necessárias para aterro, minimização de volume de resíduos, uma vez querepresentam mais de 50% da massa dos resíduos sólidos urbanos (Pinto, 1999); redução da poluição gerada pelo entulho e de suas consequências negativas como assoreamento dos rios e córregos além de preservação das reservas naturais.
A reciclagem de resíduos pela indústria da construção civil não é algo tão novo, talvez não tão divulgado quanto mereça. Segundo KELLY e WILLIAMS (1995), subprodutos docarvão, como as cinzas volantes, têm sido usados extensivamente no concreto de cimento Portland, há aproximadamente 50 anos. No entanto, as pesquisas relacionadas ao reaproveitamento de materiais na construção civil, de acordo com CINCOTTO (1983), evidenciaram-se, a partir de 1968, em simpósios realizados sobre o tema. No Brasil, o assunto começou ser tema de pesquisas em meados dos anos 80, comPinto, que prossegue com estudos sobre o assunto. LEVY e HELENE (1995 e 1996), e HAMASSAKI, SBRIGHI e FLORINDO (1996), apresentaram trabalhos sobre a reciclagem de entulho, onde analisam seu uso na confecção de argamassas.
Dentre os vários resíduos da construção civil, podemos citar os resíduos de concreto como tendo um dos maiores potenciais de utilização, devido ao conhecimento de suaspropriedades básicas e, seu menor grau de contaminação por outros materiais quando comparado com outros resíduos da construção. Os concretos produzidos com materiais reciclados apresentam, em geral, características diferentes dos concretos convencionais, e o grau de diferença vai variar de acordo com o tipo e qualidade do material reciclado. Algumas características do concreto que podem ser modificadas pelouso de reciclado são: resistência mecânica; absorção de água, porosidade e permeabilidade; retração por secagem; módulo de elasticidade; fluência e massa específica.

2. JUSTIFICATIVA
O projeto vem mostrando uma técnica que vem se aperfeiçoando com os anos e que seria uma das melhores maneiras de para não afetar tanto o meio ambiente. A reciclagem de concreto também trás grandes benefícios asempresas que realizam o processo e para os clientes que compram o material reciclado.
O agregado reciclado deve ser visto como uma oportunidade ambiental e econômica que veio para complementar o uso do agregado natural. Com o uso do resíduo da construção civil como agregado, se agredirá muito menos o meio ambiente, já que será possível reduzir a extração de matéria-prima. (ZORDAN, 1997)
Osresíduos de construção e demolição consistem em restos de argamassa de cimento, telhas, pedras, azulejos, tijolos, areia, etc. Muitos desses materiais e a maior parte do concreto utilizado em obras podem ser reciclados. Esta reciclagem pode tornar o custo de uma grande obra mais baixo e diminuir também os transtornos causados ao trânsito e à população com os constantes deslocamentos de caminhõestransportando entulho em longos e caros percursos, quando o mesmo poderia ser reciclado nos próprios canteiros de obras ou em áreas pré-determinadas pelas prefeituras, dotadas de usinas de reciclagem especializados na fabricação de tijolos, pisos e outros materiais que possam vir a ser fabricados e devidamente utilizados na construção de habitações populares tendo como parte da matéria-prima os...
tracking img